LIGHT – Laboratório de Investigação em Genética e Hematologia Translacional

No Laboratório de Investigação em Genética e Hematologia Translacional (LIGHT), a pesquisadora Marilda de Souza Gonçalves coordena projetos de pesquisa que abordam linhas de pesquisa em hemoglobinopatias, com ênfase em doença falciforme. Entre os mecanismos fisiopatológicos da doença que o grupo liderado pela pesquisadora avalia estão: estudos relacionados ao estresse oxidativo; inflamação; epidemiologia molecular; avaliação de drogas  associadas ao tratamento da doença falciforme; ativação endotelial; biomarcadores do metabolismo lipídico; metabolismo do ferro e suas associações com inflamação; metabolismo de drogas e farmacocinética; estudo translacional de produtos inflamatórios; estudo genético associado a biomarcadores de evolução clínica, principalmente associados ao risco de acidente vascular cerebral (AVC) e vasculopatia, e estudos de instabilidade do RNA.

Além disso, Marilda Gonçalves também atua no estudo de anemias adquiridas, alterações moleculares associadas à saúde da mulher e do recém-nascido, incluindo estudos de tromboembolismo venoso em decorrência do uso de contraceptivos orais e suas alterações laboratoriais. Os grupos de pesquisa da Fiocruz e da Faculdade de Farmácia (UFBA) mantêm uma relação de parceria entre as técnicas desenvolvidas, os estudos realizados e, principalmente, os resultados obtidos.

A pesquisadora Dalila L. Zanette coordena projetos de pesquisa nos seguintes temas: investigação de mutações genéticas relacionadas ao prognóstico da síndrome mielodisplásica (SMD) com impacto na sobrevida global e na taxa de transformação para leucemia mielóide aguda; avaliação de mutações em genes relacionados com o reparo de lesões oxidativas ao DNA, tanto em SMD quanto em anemia falciforme; estudos de avaliação de miRNAs e fatores de transcrição influenciados pela hemólise e pelo estresse oxidativo, como o que ocorre na anemia falciforme.

As duas pesquisadoras desenvolvem projetos relevantes no âmbito das doenças hematológicas e seus aspectos genéticos e moleculares, que culminam na produção de publicações científicas. Existe uma constante interlocução entre as metodologias utilizadas nos projetos, o que proporciona capacitação técnica e auxilia na Formação acadêmica dos discentes envolvidos.

Pesquisa
Marilda de souza gonçalves (Chefe)Milena magalhães aleluia
Vitor valério maffili (Subchefe)

Telefone: 71 3176-2464
E-mail: light@fiocruz.br

twitterFacebookmail

LAPEC – Laboratório de Pesquisas Clínicas

A equipe do Laboratório de Pesquisas Clínicas (LAPEC) tem trabalhado com pacientes e contactantes destes, em áreas endêmicas de doenças tropicais e em um ambulatório especializado do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA). A equipe é composta por pesquisadores que atuam nas áreas de clínica médica, imunologia, imunologia clínica e biologia molecular.

Estes pesquisadores desenvolvem atividades que se complementam com o trabalho dos seguintes pesquisadores:

– Lucas Carvalho, que trabalha principalmente na área da resposta imune inata, investigando o papel de fagócitos mononucleares no desenvolvimento da úlcera leishmaniótica, determinando vias inflamatórias na leishmaniose tegumentar Americana (LTA) relacionadas com as prostaglandinas e leucotrienos e na ativação do inflamassoma nas leishmanioses e nas reações hansênicas;

– Thiago Cardoso, atuando predominantemente na citotoxicidade mediada pelas células CD8, na identificação de marcadores imunológicos associados a patologia das leishmanioses e doenças de Chagas e na imunopatologia do carcinoma mamário canino;

– Edgar Carvalho, que atua na interface entre a resposta imune e a expressão clínica de doenças infecciosas, mecanismos imunológicos associados com proteção e dano tecidual e novas formas de tratamento na leishmaniose tegumentar, na infecção pelo HTLV-1 e nas reações hansênicas.

Estudantes
Alan rocha dos santosAlmério libório lopes de noronha filhoBianca coutinho lordêlo
Carlos augusto oliveira juniorDaniela da silva barbosa matosGabriel dias santos silva
Ilza cristina madalena pires soaresMonique conceição santos santana dos reis
Gestão
Poliana de jesus dias da costa
Apoio Técnico-Científico
Cristiano sampaio franco
Débora leal viana

Telefone: +55 (71) 3176-2357
E-mail: aline.souza@terceirizado.bahia.fiocruz.br

twitterFacebookmail

LEMB – Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística

O Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística (LEMB) desenvolve pesquisas sobre a epidemiologia de doenças infecciosas e outros agravos de importância para a saúde pública. A sua equipe atua nos programas de pós-graduação do Instituto Gonçalo Moniz (IGM), além de colaborar com os demais laboratórios do centro na elaboração e na condução do plano de análise dos dados de projetos.

 

Estudantes
Dandara santos silvaFernanda gross duarteGabriela reis silva paes
Laura lemos de mendonça e fontesLeticia prado limaPhilipe faria santos
Gestão
Lisiane souza santos

 

Telefone: + 55(71) 3176-2353
E-mail: lemb@bahia.fiocruz.br

twitterFacebookmail

LAPEX – Laboratório de Patologia Experimental

O Laboratório de Patologia Experimental (LAPEX) foi criado com o intuito de dar prosseguimento aos estudos sobre a fibrose hepática, iniciados no Serviço de Patologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES/UFBA) com material da patologia humana. O objetivo do LAPEX é investigar aspectos ligados à patogenia da fibrose hepática nas principais doenças endêmicas brasileiras, com utilização dos recursos da patologia experimental.

Com especial interesse pelas doenças hepáticas o LAPEX, em parceria com o Laboratório de Imunopatologia (LIP), o Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM) e o Departamento de Gastro-Hepatologia da Faculdade de Medicina da UFBA, desenvolve um serviço de referência na Bahia na investigação de enfermidades hepáticas humanas, tais como as hepatites B e C. O laboratório realiza estudos de material de biópsias hepáticas e faz os diagnósticos de casos remetidos por unidades de saúde da Bahia e demais estados do Brasil.

O LAPEX também desenvolve pesquisas com base no estudo da patogenia da fibrose hepática em três modelos:

a) Fibrose hepática de tipo septal (Capillaria hepática);

b) Fibrose hepática causada pelo Schistosoma mansoni;

c) Cirrose hepática pelo tetracloreto de carbono.

 

Gestão
Valdenice de oliveira e silva
Apoio Técnico-Científico
Carolina dourado de fariaCássia flávia moreira souzaFernanda freitas costa
Fernando antônio ramos schramm netoGeiseane velozo amaralLorena conceição de queiroz

 

Telefone: +55 (71) 3176-2206
E-mail: lapex@bahia.fiocruz.br

twitterFacebookmail

Saúde Coletiva

A Saúde Coletiva articula-se em um tripé interdisciplinar composto pela Epidemiologia, Administração e Planejamento em Saúde e Ciências Sociais em Saúde, com um enfoque transdisciplinar.

A Fiocruz Bahia possui grupos de pesquisa focados no desenvolvimento de estudos relacionados aos aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, assim como na avaliação do impacto de intervenções, como vacinações, por exemplo, na população em geral.

twitterFacebookmail