Home > Biblioteca

Acervo e Estrutura

A Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna, situada no Instituto Gonçalo Moniz, integra a Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), sendo mantida por essa Fundação e, através de convênios específicos, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

A BEPS possui como missão disponibilizar, informação na área biomédica, com especial ênfase nas áreas de doenças infecciosas e parasitárias, patologia e imunologia, para profissionais atuando na área da saúde e para alunos de graduação e pós-graduação. O serviço de informação dá-se tanto por meio de periódicos, livros e teses científicos, quanto através de terminais conectados a portais da Internet de periódicos e de bases de dados científicos.

Os usuários da BEPS contam com a assessoria de profissionais capacitados para orientar sobre os serviços disponíveis.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
REGULAMENTO: Para conhecer a organização e funcionamento da biblioteca, clique aqui.
Acervo
O acervo do IGM está dividido em:

• Periódicos científicos (estrangeiros e nacionais)
• Monografias (livros, folhetos, teses e dissertações)
• Periódicos de resumos, referências
• Bases de dados em CDs
• Duplicatas

O acervo está armazenado em uma área de 646.80m2, com módulos de estantes deslizantes com aproximadamente 3.300 títulos de periódicos, que perfaz um total de 300.000 números de periódicos; 1.500 exemplares de teses e dissertações digitalizadas; 5.000 livros e 100 DVDs.

Módulo 1 Livros, Teses e Periódicos a partir de 1980
Módulo 2 Periódicos até 1979, periódicos de resumos e duplicatas, referências, CDs

Dez computadores estão disponibilizados para acesso de usuários á bases de dados científicos disponíveis em arquivos eletrônicos da Biblioteca ou na Internet.

A biblioteca faz parte da REDE BIREME, utilizando-se a Metodologia SeCS,  para automatização do acervo de periódicos, e LILDBI para a indexação das monografias e materiais não convencionais. Usa-se para a representação temática o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), que é tradução do Medical Subject Heading of Medicine (EUA). Em parte encontra-se gerenciada pelo PHL.

twitterFacebookmail