Home > IGM

Comitê de Ética no Uso de Animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem o objetivo de analisar e emitir pareceres quanto aos aspectos éticos de todos os procedimentos e atividades experimentais, tanto de ensino quanto de pesquisa, envolvendo o uso de animais no Instituto Gonçalo Moniz (IGM), considerando a relevância do propósito científico e de ensino e o impacto de tais atividades sobre a preservação da vida, o bem-estar e a proteção dos animais. A avaliação dos projetos e procedimentos atende às resoluções e orientações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Os projetos aprovados recebem uma licença outorgada pela comissão, após análise e aprovação dos respectivos protocolos e projetos por membros do CEUA.

A CEUA da Fiocruz Bahia, diretamente vinculada à diretoria do Centro também deverá desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a atividade científica envolvendo animais.

É competência da CEUA examinar previamente os procedimentos de ensino e pesquisa a serem realizados na instituição, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável; manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados, ou em andamento, na instituição; manter cadastro dos projetos de pesquisa que realizem procedimentos envolvendo o uso de animais; expedir, no âmbito de suas atribuições, certificados que se fizerem necessários perante órgãos de financiamento de pesquisa, periódicos científicos ou outros.

Coordenadora

Deborah Bittencourt Mothé Fraga

ceua@bahia.fiocruz.br

 

 

 

Prezados Pesquisadores,
Informanos que durante o mês de janeiro/2017 a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) entrará em recesso, retomando as suas atividades normais no início de fevereiro. Segue abaixo o contato, caso haja necessidade:

CEUA:
ceua@bahia.fiocruz.br

Atenciosamente,
CEUA

twitterFacebookmail