Home > Ensino

Pós-Graduação Lato Sensu

A experiência consolidada do Instituto Gonçalo Moniz (IGM) na formação de pesquisadores de nível superior em cursos stricto sensu demonstra a capacidade dessa instituição de estender a área de ensino para ações no sentido da criação de um curso lato sensu em ensino em biociências e saúde, visando o desenvolvimento profissional de docentes, técnicos ou jovens cientistas.

Com base nessas justificativas, a presente proposta objetiva a oferta de um curso lato sensu de Ensino em Biociências e Saúde, que consistirá no primeiro passo no sentido de institucionalizar um Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde stricto sensu no IGM. Tal ação contribuirá para o fortalecimento do compromisso da instituição em formar profissionais que atuem nas mais variadas instâncias (ensino, pesquisa e prestação de serviços).

A especialização em Ensino em Biociências e Saúde é um curso elaborado em parceria com professores da Faculdade de Educação e Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apresentam experiência na pesquisa e na formação de professores no campo do ensino das ciências, atuando principalmente com metodologia de grupos colaborativos e avaliação dos impactos obtidos a partir de inovações metodológicas na educação básica.

O principal objetivo é promover a formação e atualização científica de professores da rede pública de ensino, além de proporcionar a capacitação para o uso de ferramentas e a produção de materiais educacionais, incentivar a inovação na prática docente por meio de uma aprendizagem situada com construção de ambientes colaborativos, nos quais as experiências dos professores participantes do curso devem ser levadas em consideração no processo de elaboração das estratégias abordadas em suas práticas profissionais.

A atual proposta pauta-se na necessidade prática por profissionais da docência da educação básica de dar continuidade à formação acadêmica e profissional, capacitando-se e atualizando seus conhecimentos específicos nas suas áreas temáticas. Isso se aplica, em particular, àqueles que atuam nas áreas de educação em saúde e ciências biológicas, em virtude da constante geração de novos conceitos, teorias e modelos, bem como de novas informações factuais.

Objetivos:

Promover a formação e atualização científica de professores da rede pública de ensino, além de proporcionar a capacitação para o uso de ferramentas e a produção de materiais educacionais, incentivar a inovação na prática docente através de uma aprendizagem situada com construção de ambientes colaborativos, nos quais as experiências dos professores participantes do curso serão levadas em consideração no processo de elaboração das estratégias a serem abordadas em suas práticas profissionais.

Público-alvo:

Os alunos que participarão deste curso são professores do ensino básico, técnico ou tecnológico que atuem em escolas municipais ou estaduais que disponham, preferencialmente, de turno integral. Uma vez que os alunos deste curso serão protagonistas na construção e difusão do conhecimento, eles serão aqui chamados de professores parceiros.

Corpo Docente:

O corpo docente é composto por professores que possuem o grau de mestrado ou doutorado, vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa. As atividades específicas relacionadas às disciplinas biológicas e da saúde serão ministradas por pessoal do IGM, ao passo que as atividades de aprendizagem colaborativa serão ministradas em conjunto entre os professores das áreas específicas e professores com experiência em educação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA): professor Charbel El-Hani, do Instituto de Biologia, e professoras Rosileia Oliveira e Amanda Amantes, da Faculdade de Educação.

Carga Horária e Duração:

A carga horária total do curso é de 360 horas, com duração prevista de um ano. O curso é oferecido em caráter modular, em horário compatível com o exercício das atividades profissionais dos participantes. As aulas presenciais são oferecidas uma vez ao mês, durante sete meses, às sextas-feiras das 17h às 22h horas, aos sábados das 8h às 13h e das 14h às 19h, e aos domingos das 8h às 13h.

Estrutura Curricular e Metodologia:

O curso é composto por 7 disciplinas de caráter obrigatório, as quais abordam desde práticas pedagógicas até atualização em áreas específicas das ciências biomédicas e da saúde, além de metodologia da pesquisa em ensino das ciências biomédicas e da saúde. Cada disciplina é ministrada mensalmente, durante os sete primeiros meses do curso, em caráter modular. Cada módulo terá carga horária total de 30 horas, das quais 20 horas serão destinadas para aulas presenciais e 10 horas destinadas para discussão do conteúdo apresentado em sala de aula, via Moodle.

Dentre as 20 horas destinadas para aulas presenciais, 10 horas serão de apresentação de conteúdo específico da disciplina através do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), enquanto que durante as 10 horas restantes serão formados grupos colaborativos para discutir as possíveis inovações na metodologia de aplicação do conteúdo nas salas de aula dos professores parceiros. As 10 horas destinadas ao ensino à distância serão utilizadas para amadurecimento das discussões e consolidação da estratégia a ser aplicada nas salas de aula dos professores parceiros.

Critérios de Seleção:

Uma vez que este curso possui caráter colaborativo, onde o participante assume papel protagonista, serão destinadas inicialmente apenas 15 vagas para professores de Biologia da rede pública de ensino com perfil que demonstre pró-atividade, entusiasmo e interesse em inovação em metodologia de ensino que favorece o aprendizado dos alunos.

A seleção constará de três etapas:

1) análise de currículo;

2) avaliação de redação sobre motivação e expectativa do candidato em relação ao curso;

3) entrevista com o participante.

A análise do currículo priorizará publicação científica na área de educação, participação em eventos relacionados à educação, experiência em metodologias inovadoras de ensino. Barema específico para análise do currículo será publicado no momento do lançamento do edital de abertura das inscrições. O currículo valerá um total de 30 pontos.

Será solicitada ainda uma redação que deverá ser elaborada pelo candidato e entregue no momento da inscrição, contendo a motivação e expectativa com este curso. Esta etapa valerá um total de 30 pontos. Os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 30 pontos nas duas primeiras etapas (currículo e redação) serão classificados para a terceira e última etapa da seleção, entrevista por comissão de docentes a ser definida oportunamente. A entrevista do candidato valerá um total de 40 pontos.

Ao final das três etapas da seleção, cada candidato poderá obter um total de 100 pontos. Serão selecionados os 15 candidatos que obtiverem maior pontuação no somatório das três etapas de seleção.

Estrutura Física:

O IGM dispõe de sala de aula contendo mobiliário e equipamentos necessários para a realização das atividades teóricas, como quadro branco e projetores. O centro possui ainda uma biblioteca que disponibiliza computadores com acesso a diversos periódicos nacionais e internacionais.

Resultados Esperados:

Espera-se com este curso de especialização em ensino em biociências e saúde estimular a atualização científica dos profissionais docentes que já atuam nas redes de ensino públicas, favorecendo uma melhor qualidade de ensino. À medida que as turmas forem sendo formadas, será realizada uma avaliação crítica do curso pelos docentes e professores parceiros envolvidos, para possibilitar a melhoria constante da qualidade do curso oferecido, atendendo às necessidades específicas.

O sucesso deste curso possibilitará abertura de mais vagas nas próximas seleções. Adicionalmente, haverá ainda a possibilidade de propor disciplinas adicionais no futuro, para permitir a criação de um curso stricto sensu, com carga horária compatível com o Mestrado Profissional, iniciando-se assim o curso de Mestrado Profissional em Ensino em Biociências e Saúde. Neste caso, os créditos cursados pelos alunos durante o curso lato sensu poderão ser aproveitados para a realização do mestrado profissional.

 

twitterFacebookmail