Home > Pesquisa

CIDACS

imagem814x400_1

 

Inaugurado em dezembro de 2016, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) visa realizar estudos e pesquisas, desenvolver novas metodologias investigativas e promover capacitação profissional e científica, tendo por base projetos interdisciplinares fundados na integração de grandes bases de dados (“big data”).

Esta iniciativa pioneira associa a Fiocruz Bahia com uma série de importantes instituições científicas nacionais: Universidade Federal da Bahia (Instituto de Saúde Coletiva, Escola de Nutrição, Faculdade de Economia, Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística), Senai-Cimatec, Fiocruz Brasília, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict Fiocruz/RJ), Universidade de Brasília e Fundação Getúlio Vargas. E internacionais: London School of Hygiene and Tropical Medicine e Farr Institute.

Com auxílio do conhecimento disponível e de recursos computacionais de alto desempenho inseridos em ambiente seguro, o Cidacs contribuirá na produção de conhecimentos científicos inovadores para ampliar o entendimento dos determinantes e das políticas sociais e ambientais sobre a saúde da população, além de apoiar tomadas de decisões em políticas públicas, em benefício da sociedade.

O centro conta com grupos multidisciplinares com formação nas áreas de epidemiologia, saúde coletiva, estatística, economia, bioinformática e computação, que conduzem os seguintes projetos científicos interdisciplinares:

  1. Coorte Virtual de 100 milhões de brasileiros – Plataforma de estudos e avaliações contínuas dos efeitos do Programa Bolsa Família e outros Programas de Proteção Social sobre a saúde.
  2. Plataforma de Vigilância de longo prazo para síndrome de Zika e microcefalia no âmbito do SUS.
  3. Plataforma de bioinformática de alta transferência de dados de biologia.
  4. EPIGEN – Epidemiologia Genômica de Coortes Brasileiras.
  5. Plataforma de Incorporação de Tecnologias e Inovações em Sistemas de Informação para apoiar os programas e ações do SUS.
  6. Plataforma de Estudos de Equidade e Sustentabilidade Urbana e seus efeitos sobre a saúde.

 

 

twitterFacebookmail