Pesquisador da Fiocruz Bahia é novo coordenador do Fio-Chagas

Getting your Trinity Audio player ready...

O pesquisador da Fiocruz Bahia, Fred Luciano Santos Neves, foi nomeado, no dia 24/11, coordenador do Programa de Pesquisa Translacional em Doenças de Chagas – Fio-Chagas, para o biênio 2022-2024. É a primeira vez que um cientista de uma unidade regional ocupa o cargo. Também ocupam esta posição os pesquisadores da Fiocruz André Roque (IOC), Tânia C. Araújo Jorge (IOC) e Luiz Henrique Conde Sangenis (INI).

“Sempre participei ativamente do programa, desde a época que se chamava PIDC (Programa Integrado de Doença de Chagas). Durante os últimos anos muitas parcerias foram firmadas dentro do Fio-Chagas, o que facilitou o desenvolvimento do TR Chagas e sua produção por Bio-Manguinhos. Os desafios serão grandes neste próximo biênio, mas os resultados para a Fiocruz serão valiosos. Muito orgulho de ter recebido o convite”, declarou Neves.

Fred Luciano é um um dos idealizadores do TR Chagas, novo kit diagnóstico para doença de Chagas crônica, que obteve registro da Anvisa em 2020. O teste rápido, que dá o resultado em 15 minutos, será produzido pela unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz, Bio-Manguinhos, e irá contribuir para a melhoria do diagnóstico da doença no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente nas ações de controle e vigilância epidemiológica coordenadas pelo Ministério da Saúde.

O Fio-Chagas é composto por vinte e seis grupos de pesquisa, reunindo pesquisadores das diversas unidades da Fiocruz. Tem como missão ser protagonista decisivo na pesquisa em doença de Chagas e gerar produtos aplicáveis ao SUS; ser referência na elaboração de estratégias de vigilância nesta enfermidade; e elaborar estratégias educativas para a conscientização da população com relação aos diferentes aspectos da doença.

O Programa promove a articulação de grupos de pesquisa biomédica, clínica, de desenvolvimento tecnológico em saúde coletiva em torno de projetos que desenvolvem respostas para as necessidades e questões críticas para o controle de agravos, no caso a doença de Chagas, estimulando a composição de equipes inter laboratoriais, interunidades e interinstitucionais. A iniciativa assegura uma contribuição efetiva da Fiocruz para o controle da doença de Chagas no século 21, com metas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Sobre o pesquisador

Fred Luciano possui graduação em Farmácia-Bioquímica e mestrado em Patologia Humana pela IGM/UFBA, e doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde pela Fiocruz Pernambuco. Atualmente, é Pesquisador da Fiocruz Bahia, onde vem se dedicando a estudos sobre a busca de biomardores diagnósticos de doenças infecto-parasitárias. Docente permanente do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (conceito 6), da Fiocruz Bahia, é responsável pela disciplina Desenvolvimento de Ferramentas Diagnósticas para Identificação de Patógenos. Atualmente é pesquisador nível 2 do CNPq.

Com informações do Fio-Chagas

twitterFacebookmail