Home > Fiocruz e Você > Comunicação > Notícias

Vice-Diretora da Fiocruz Bahia é homenageada em evento do Conselho Regional de Farmácia

Em evento promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, a vice diretora de pesquisa da Fiocruz Bahia, pesquisadora Marilda Gonçalves, foi homenageada, entre 19 farmacêuticos e personalidades públicas, pelo mérito farmacêutico e por suas experiências bem sucedidas no SUS. Confira a matéria do CRF-BA:

 

575_CRF

Forte emoção marcou a celebração do Mérito Farmacêutico

As comemorações pela passagem do Dia do Farmacêutico foram encerradas com uma importante cerimônia de entrega da Comenda pelo Mérito Farmacêutico e de Experiências Exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS), na noite da última sexta-feira, 20 de janeiro, no Salão Esmeralda do Hotel Sheraton da Bahia.

O presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli Júnior, iniciou a solenidade, que homenageou 19 pessoas entre farmacêuticos e personalidades públicas pelo mérito farmacêutico e pelas experiências bem sucedidas no SUS. Participaram da mesa de abertura, o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli Júnior; o conselheiro federal, Dr. Altamiro José dos Santos; a diretora do Sindifarma, Dra. Ana Patrícia Dantas; deputada federal e farmacêutica, Dra. Alice Portugal; o diretor do Cremeb, Dr. Antonio José Pessoa Dórea, o presidente do Fecomércio Bahia, Dr. Carlos Andrade, a diretora da Faculdade de Farmácia da UFBA, Dra. Tãnia Fraga Barros.

O presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli, ao abrir a solenidade falou da importância da celebração e lembrou a trajetória do conselho nesta gestão com o crescimento do atendimento no interior do estado e no combate das farmácias irregulares na Bahia, resultado da ação da fiscalização do conselho.

O conselheiro federal, Dr. Altamiro José, lembrou os avanços conquistados nos últimos anos, a partir das resoluções aprovadas pelo CFF (que regulamentam a farmácia clínica e a prescrição farmacêutica) e a Lei nº13.021/2014, que coloca a farmácia como estabelecimento de saúde.

Foram homenageados, Dr. Ajax Mercés Atta; Dr. Altamiro José dos Santos; Dra. Ana Carolina Moraes de Santana; Dra. Blície Jennifer Balisa Rocha; Dra. Eliana Cristina de Santana Fiais; Dr. Josemar Fonseca Silva;  Dr. Julianeli Tolentino Lima; Dra. Maria Amélia Vieira; Dra. Marilda de Souza Gonçalves; Dr. Plínio de Souza Gonçalves; Dr. Antônio Mário Ribeiro e o Dr. Cláudio Santos de Andrade. Além desses profissionais, receberam homenagens os farmacêuticos que desenvolveram experiências exitosas no SUS Dra. Larissa Morgan Andrade Lemos, Dr. Antoniel César Tibério Sampaio de Souza e Dr. Andrinoeliton Tibério Sampaio de Souza, Dra. Marcela Vieira Jardim Ramalho e Dr. Mário Alessandro Gontijo de Melo; Dr. Márcio Adriano Matos Oliveira, Dr. Márcio Vasconcelos Oliveira e Dra. Ibis silva carvalho e Dra. Edna de Souza Alves Santos

Os profissionais demonstraram uma grande alegria pelo reconhecimento da honraria e a noite ficou marcada pela forte emoção dos homenageados.  Destacamos o discurso do farmacêutico Dr. Plínio de Souza Gonçalves agradeceu a homenagem. Com 89 anos de vida e mais de 66 anos de vida profissional ininterrupta à profissão, o farmacêutico, fez um breve relato sobre a sua trajetória profissional. “Senhoras e senhores, por mais que desejasse não encontraria palavras para traduzir a emoção, gratidão e importância que atribuo a essa comenda que hoje me é concedida”, disse.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA)

twitterFacebookmail