Vias de sinalização envolvidas na ativação do fator nuclear-κB na tuberculose são descritas em pesquisa

22 08 Cell Comunication InsightsUm estudo que descreve as principais vias de sinalização que regem o desfecho dos fagócitos hospedeiros infectados com Mycobacterium tuberculosis foi realizado pelos pesquisadores Bruno Andrade, da Fiocruz Bahia, e Eduardo Amaral, da Universidade de São Paulo (USP). No artigo intitulado “Nuclear Factor κB Activation Pathways During Mycobacterium tuberculosis Infection”, publicado no periódico Cell Communication Insights, os autores apresentaram os resultados da pesquisa e destacaram evidências de como o M. tuberculosis modula a ativação da via de sinalização do NF-κB para evadir a defesa antimicrobacteriana do hospedeiro.

As interações entre patógenos e células hospedeiras e a maneira pela qual a resposta imune é modulada durante esse processo determinam o desfecho da infecção. Os fagócitos expostos aos padrões moleculares associados ao M. tuberculosis ativam uma série de vias de sinalização. Neste cenário, a ativação do fator nuclear κB (NF-κB) inicia a transcrição de vários genes envolvidos na orquestração de funções antimicobacterianas.

Outro fator importante é que as interações complexas entre M. tuberculosis e células hospedeiras determinam se as vias NF-κB são ativadas ou suprimidas; tais determinantes moleculares estão associados ao destino das células infectadas e, em última análise, afetam os resultados da doença da tuberculose in vitro e in vivo.

No estudo, os pesquisadores afirmam que a manipulação das vias do NF-κB para subverter mecanismos de evasão microbiana e aumentar as respostas imunes antimicobacterianas pode servir como ferramenta potencial para reduzir a carga de doenças da tuberculose. No entanto, interferir nestas vias é difícil e representa um grande risco por causa de efeitos pleiotrópicos, uma vez que o NF-κ B está envolvido em várias outras vias metabólicas que são essenciais para as funções homeostáticas celulares.

Assim, uma compreensão mais profunda de como os caminhos de NF-κB são moduladas durante a infecção por M. tuberculosis é fundamental para delinear melhores estratégias de intervenção buscando a otimização do controle de doenças.

Clique aqui para acessar o artigo publicado em 14 de março.