UFBA premia estudante egressa de Iniciação Científica da Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A estudante egressa de Iniciação Científica (IC) da Fiocruz Bahia, Riam Rocha França, ganhou o prêmio Prof. Alfredo Thomé de Britto, dado aos alunos que tiveram destaque na área de pesquisa científica durante o curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Fameb/UFBA). A cerimônia de premiação ocorreu na Fameb. 

Para Riam Rocha, o prêmio é importante para sua vida profissional, trazendo um reconhecimento após seus esforços na pesquisa científica. “Receber esse prêmio foi uma enorme alegria e uma grande honra, sobretudo por saber que grandes pesquisadores baianos do último século já estiveram nesse lugar. Foi o reconhecimento dos anos dedicados ao laboratório, das muitas horas sobre o microscópio e das centenas de lâminas preparadas e analisadas. O reconhecimento de um trabalho de bastidor, que normalmente ninguém vê”, contou.

A médica também conta que a Fiocruz Bahia contribuiu muito com o desenvolvimento de suas pesquisas, proporcionando uma experiência enriquecedora para sua graduação, “sai de lá sabendo muito mais do que preparar lâminas, fazer reações de imunohistoquímica, ou análises no microscópio. Sai sabendo como escrever, como ler e como apresentar um trabalho científico. Sem dúvida nenhuma, foi a experiência mais enriquecedora da minha graduação”, completou.

A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Viviane Boaventura, foi orientadora de Riam França. Para ela, a condecoração é sinal do empenho de Riam, principalmente ao desenvolver pesquisa na Fiocruz Bahia, “a premiação é um reconhecimento pelo comprometimento e excelente trabalho de Riam, que desenvolveu todo o trabalho científico nessa instituição, ao longo dos dois anos em que foi bolsista do programa de Iniciação Científica. Além disso, o prêmio reafirma a importância do programa de iniciação científica da Fiocruz”, apontou. 

Durante sue período como estudante, Riam desenvolveu um projeto explorando aspectos imunopatológicos da leishmaniose tegumentar. Além disso, a aluna colaborou em outros projetos de pesquisa sob o mesmo tema, tendo inclusive o trabalho “Lutzomyia longipalpis saliva induces heme oxygenase-1 expression at bite sites” publicado, como co-autora, no periódico Frontiers in Immunology, em 2018, coordenado pela pesquisadora Valeria Borges.

Sobre o prêmio

O prêmio homenageia Alfredo Thomé de Brito, médico pela UFBA e responsável pelo desenvolvimento da faculdade, quando foi diretor da Faculdade de Medicina da Bahia entre 1901 a 1908. Considera critérios como publicação de artigos em periódicos, premiações em trabalhos de pesquisa, resumos publicados em anais de congressos, apresentações em eventos científicos, iniciação científica e atividades de monitoria.

twitterFacebookmail