Trabalhos da disciplina Didática Especial são apresentados em encontro acadêmico

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Promovendo um canal aberto de comunicação com os estudantes da Fiocruz Bahia, a Vice-Diretoria de Ensino e Informação, junto as coordenações dos programas de Pós-Graduação em Patologia (PGPAT) e da Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI) e do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC), realizam, a cada dois meses, o Papo Acadêmico.

Com o objetivo de ser um ambiente de construção, o evento proporciona interações entre os docentes e discentes, debatendo temas de interesses dos alunos, além de rodas de conversa, com sugestão de convidados. A primeira edição do encontro ocorreu no dia 17 de maio.

No dia 14 de junho, uma edição extraordinária foi realizada para apresentar os trabalhos feitos na disciplina Didática Especial, ministrada há seis anos, em parceria com o PGPAT, por Daniel Manzoni, professor da Escola de Ciências da Saúde do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Enfatizando a política de parceria incentivada pela Vice-Diretoria de Ensino de ações conjuntas entre os Programas de Pós-Graduação na Fiocruz Bahia, a disciplina vem sendo oferecida também aos discentes do PGBSMI, nos últimos dois semestres. Os monitores das atividades desenvolvidas foram alunos de ambos programas que já haviam cursado a disciplina anteriormente.

Valéria Borges, coordenadora do PGPAT, abriu o Papo Acadêmico extraordinário agradecendo a presença de todos e, em especial, pela mediação do professor Daniel na discussão dos trabalhos. Considerando uma experiência bem-sucedida de incentivo à prática docente e formação acadêmica para os discentes da Fiocruz Bahia, o tema de ‘Ensino por investigação em saúde’, desenvolvido durante a disciplina, resultou em três artigos científicos publicados em uma edição especial em Metodologias Ativas de Ensino, na Revista Atas de Ciências da Saúde (ACIS), que foram coordenados pelos monitores.

Trabalhos publicados

Para a doutoranda Clarissa Cunha Santana, que orientou a criação de um jogo de tabuleiro como ferramenta de ensino por investigação em parasitologia, participar do desenvolvimento do exercício foi importante, principalmente pela busca de conhecimento na área de educação na execução da atividade com os alunos da disciplina em que foi monitora. “A gente teve essa experiência de trabalhar com um grupo diverso de pessoas, com dificuldades e conhecimentos diferentes. Foi muito produtivo na formação da gente como professor e como professor motivador também”, comentou.

Já o grupo da doutoranda Marie Laurence Rahimy propôs um modelo didático de ensino por investigação em microbiologia de baixo custo para estudantes de ensino médio. Marie comentou que trabalhar como monitora nessa disciplina ajudou não só na sua formação de doutoranda, mas também acrescentou muito no seu aprendizado na área de saúde além do esperado. “Queria parabenizar a turma e agradecer ao professor pela oportunidade que nos deu, de crescermos como alunos e também como futuros professores”, declarou.

Na opinião do mestrando Filipe Rocha Lima, monitor do jogo “Perfil Imunológico”, a oportunidade de monitoria e incorporação como orientadores de um trabalho didático na área do ensino das ciências permitiu aos discentes elucidar os meandros da orientação acadêmica, desenvolvimento crítico como revisor de um artigo e para contribuição de novas publicações. “A disciplina Didática Especial vem se consolidando como um incentivo e preparação na formação dos futuros pesquisadores e professores em saúde”, contou. O jogo criou uma situação-problema de imunologia para ser resolvida em sala de aula.

Em relação ao impacto que essa disciplina causa na formação de professores do ensino superior, Manzoni enfatizou a importância de publicar os trabalhos desenvolvidos pelos grupos de alunos e monitores possibilitando a vivencia da supervisão na construção de conhecimento coletivo em ensino de ciências. “Os trabalhos são públicos, então, de uma forma geral, estão sendo lidos e aplicados em qualquer lugar do Brasil, talvez do mundo, um grande impacto para educação em ciência”, afirmou o professor.

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