Tese investigou papel da Galectina-3 na Patogênese e no Tratamento da doença de Chagas

Getting your Trinity Audio player ready...

AUTOR: Bruno Solano de Freitas Souza.
ORIENTADORA: Milena Botelho Pereira Soares.
TÍTULO DA TESE: Papel da Galectina-3 na Patogênese e no Tratamento da Miocardiopatia Chagásica Crônica.
PROGRAMA: Doutorado em Patologia Humana – UFBA /Fiocruz Bahia
DATA DE DEFESA: 24/10/2016

Resumo

 

INTRODUÇÃO: A doença de Chagas é uma relevante causa de insuficiência cardíaca na América Latina, onde cerca de 30% dos indivíduos infectados por Trypanosoma  cruzi desenvolvem a cardiopatia chagásica crônica (CCC). Fatores relacionados à interação parasito-hospedeiro, resposta imune, reparo e regeneração tecidual participam da fisiopatologia da doença. A identificação de novos alvos terapêuticos depende de um melhor entendimento destes processos. Anteriormente, demonstramos que a galectina-3 (Gal-3), uma lectina com capacidade de ligação a β-galactosídeos, é superexpressa no tecido cardíaco em um modelo experimental de CCC.

OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi investigar o papel exercido pela Gal-3 na patogênese da CCC e seu potencial uso como alvo terapêutico.

MATERIAIS E MÉTODOS: A expressão de Gal-3 foi avaliada no coração de camundongos C57Bl/6 infectados com T. cruzi e amostras de indivíduos com CCC. Realizou-se bloqueio da expressão de Gal-3 com RNAi em fibroblastos de camundongos, seguido de avaliações de proliferação, apoptose e síntese de matriz. Camundongos infectados foram submetidos ao tratamento com inibidor farmacológico de Gal-3 e acompanhados quanto à função cardíca, análises morfológicas e de expressão gênica por PCR. Os efeitos do bloqueio da Gal-3 com RNAi em células- tronco MSC foi realizado in vitro através de imunofenotipagem, potencial de diferenciação celular, proliferação, avaliações de migração celular e ensaios de imunomodulação. MSC com knockdown de Gal-3 e controles foram transplantadas a camundongos cronicamente infectados com T. cruzi e os efeitos da terapia foram avaliados através de morfometria e análises de expressão gênica no coração.

RESULTADOS: A cinética de expressão de Gal-3 durante a infecção por T. cruzi em camundongos se correlacionou com a cinética de infiltrado de células inflamatórias no coração. Observamos presença de células Gal-3+ no infiltrado inflamatório em secções de corações de pacientes com CCC. Detectamos expressão aumentada de Gal-3 elevada em macrófagos, linfócitos T, fibroblastos, fibrócitos e células-tronco mesenquimais (MSC). O knockdown da Gal-3 em fibroblastos cardíacos afetou a proliferação celular, sobrevivência e a síntese de colágeno. O bloqueio farmacológico de Gal-3 em camundongos na fase crônica da infecção por T. cruzi reduziu a fibrose e a migração de células inflamatórias para o coração, além de modular a expressão de mediadores inflamatórios e quimiocinas no coração, tais como IFNγ e TNFα. O knockdown de Gal-3 em MSC não alterou a expressão de marcadores de superfície característicos de células MSC, nem a sua capacidade de diferenciação. No entanto, as MSC knockdown para Gal- 3 apresentam redução na taxa de proliferação e migração celular in vitro e in vivo. Quando transplantadas em camundongos cronicamente infectados por T. cruzi, as MSC controle promoveram a modulação de inflamação e fibrose cardíaca, enquanto que estas ações foram perdidas nas MSC com knockdown de Gal-3.

CONCLUSÕES: Os nossos resultados demonstram que, no contexto da CCC, a Gal-3 participa do processo de migração de células recrutadas para o tecido cardíaco e contribui para o processo de fibrogênese, sendo, portanto, um alvo terapêutico potencial. Além disso, demonstram que a Gal-3 é um importante mediador de ações imunomodulatórias desempenhadas pelas MSC in vitro e no modelo de CCC.

Palavras-Chave: Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; galectina-3; cardiopatia; fibrose; miocardite; células-tronco mesenquimais.

twitterFacebookmail