Tese de doutorado do PGPAT recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2025

Getting your Trinity Audio player ready...

A tese de doutorado desenvolvida por Leile Camila Jacob Nascimento, egressa do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (PGPAT – UFBA/FIOCRUZ), recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese – Edição 2025, na área de Medicina II. O trabalho foi orientado e co-orientado pelos pesquisadores Mitermayer Galvão dos Reis e Guilherme de Sousa Ribeiro, respectivamente.

Intitulada “Aspectos imunológicos, clínicos e virais associados à imunopatogênese da artralgia persistente após infecção pelo vírus Chikungunya”, a tese foi premiada no edital nº 06/2025. A menção honrosa reforça o papel do PGPAT – UFBA/FIOCRUZ como um centro de excelência na formação de pesquisadores e no desenvolvimento de estudos de impacto para a saúde pública.

Leile Nascimento diz que é um privilégio representar, dentre tantas teses que foram inscritas, a Fiocruz, a UFBA e o PGPAT. “Concluir um doutorado, escrever uma tese, é um exercício complexo para qualquer aluno de pós-graduação,  passa um filme, pois realmente foi um trabalho complexo e que exigiu muito esforço”, explicou.

A premiada destaca que teve a sorte de ter uma equipe colaborativa. “Foi um processo feito em equipe, com muito esforço e dedicação. Além disso, tive um período de sanduíche durante o doutorado, uma experiência de aprendizado e, ao mesmo tempo, difícil porque eu fiquei longe da família”.

Ela ressalta ainda, a importância de ter professores orientadores no curso de pós-graduação incentivando os estudantes.

Prêmio CAPES de Teses 2025

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, o Prêmio CAPES de Tese abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

O prêmio reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com critérios como originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Por Jamile Araújo com supervisão de Iana Motta

twitterFacebookmail
[print-me]