Startup “LVC Check up” ganha final da formação Acelera + Biotech

Getting your Trinity Audio player ready...

As equipes participantes do programa de formação da Fiocruz Bahia com o Sebrae, Acelera + Biotech, foram avaliadas, no dia 07 de dezembro, no Demoday, momento em que apresentaram os pitchs de suas startups. Compostas por servidores e alunos da pós-graduação e de iniciação científica, foram 12 equipes inscritas, das quais 8 chegaram ao final.

A equipe vencedora foi a “LVC Check up”, composta pelos estudantes Maria Helena Meirelles, Bruna Martins e Matheus de Jesus, e a pesquisadora Deborah Bittencourt Mothé Fraga, que desenvolveu um aplicativo para auxiliar veterinários com o diagnóstico da leishmaniose visceral canina e o acompanhamento de cães em tratamento contra essa doença.

Em segundo lugar ficou a “Topcool, Mentup”, que teve como integrantes os alunos Raiana dos Anjos, Rafael Leonne, Liliane Barreto, Fênix Araujo e a pesquisadora externa Darizy Vasconcelos. A Celltox ficou na terceira colocação, composta pelos estudantes Diogo Portella, Gabriela Sampaio, Breno Cardim e a servidora Flávia Maciel.

O Acelera+ é um programa de aceleração que busca desenvolver negócios sólidos e sustentáveis alinhados com a demanda corporativa. Cada programa atende até 15 projetos em estágio inicial que sairão preparados para atuação no mercado. Composto por 12 semanas de duração, são 48h de formação e 12h de mentorias individuais, além do encerramento com a apresentação dos pitches para uma banca.

A mestranda que coordenou a equipe “LVC Check up”, Maria Helena Meirelles, disse que o empreendedorismo sempre foi algo que a fascinou, porém nunca havia tido a oportunidade de estudar mais profundamente sobre a área e que, através do programa, percebeu como o empreendedorismo e a ciência podem caminhar juntos. 

“Foi uma experiência desafiadora e emocionante, e, graças a este curso, o que começou somente com uma ideia, cresceu a tal ponto que hoje conseguimos enxergar o grande potencial que o nosso negócio possui. Ao receber a notícia comunicando que ficamos em primeiro lugar dentre vários projetos únicos e inovadores, ficamos muito gratos e felizes pelo reconhecimento e resultados atingidos. Gostaria de agradecer e parabenizar os membros da minha equipe e também ao Sebrae e o IGM por nos proporcionar a oportunidade de participar desse programa”, declarou.

A formação foi uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde em Medicina Investigativa (PgBSMI) da Fiocruz Bahia, com o apoio da Diretoria e da Vice-diretoria de Ensino da instituição, em parceria com o Sebrae. As aulas online foram ministradas entre os dias 14 de setembro e 7 de dezembro, por vários mentores de diversas empresas.

Os grupos foram avaliados por uma banca composta pelos júris Ana Pires, mentora Rede+; Tauan Reis, do Sebrae; e Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia. Confira o resultado final completo:

⭐⭐⭐ 1º LVC Checkup

⭐⭐ 2º Topcool

⭐ 3º Celltox

4º SerdYtech TR

5º TBiotech

6º Neuro Connections

7º SerdYtech WB

8º Prática Saúde

twitterFacebookmail