SNCT 2021: Painel temático apresenta ações de Divulgação Científica realizadas na Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Dando prosseguimento às atividades da 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o painel temático desta quarta-feira (6/10), abordou ações de Divulgação Científica desenvolvidas na Fiocruz Bahia, destacando o uso das mídias digitais para a popularização e incentivo à ciência.

O painel contou com a participação dos servidores e colaboradores da Fiocruz Bahia, Antônio Brotas, assessor de comunicação; Kyioshi Fukutani, professor colaborador; Jaime Ribeiro, pesquisador da unidade e Paula Dantas, estudante da pós-graduação.

A mediadora, Valéria Borges, pesquisadora da Fiocruz Bahia, destacou a importância da Divulgação Científica, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19. “Temas como esse se tornaram ainda mais importantes neste período de pandemia e fake news, onde a interlocução com a sociedade tem sido uma ferramenta para levar a verdade da ciência para a população”, pontuou.

Antônio Brotas apresentou algumas experiências realizadas através da Assessoria de Comunicação da instituição, ressaltando que este é um processo coletivo. “Fazer Divulgação Científica não é trabalho de um só, é coletivo e precisa do apoio de toda a instituição. Isso faz a diferença”, enfatizou. Entre as iniciativas apresentadas pelo participante estão os projetos Divulga Doença Falciforme, Sons e Imagens da Bahia e Digaí, comunidade

Destacando a multidisciplinaridade como elemento importante para a Divulgação Científica, Kyioshi Fukutani apresentou o projeto NoViés, um vídeocast que aborda conteúdos científicos de forma simples e descontraída. “O nosso objetivo é divulgar o trabalho de forma bem humorada e com uma linguagem totalmente acessível para combater as fake news, desmistificar as coisas e contar histórias de forma leve”, explicou.

O professor Jaime Ribeiro falou sobre a criação do podcast ‘Que droga é essa?’, que surgiu com o principal objetivo de explicar questões relacionadas ao kit Covid, um dos assuntos mais discutidos durante a pandemia da Covid-19. “Havia uma disseminação de kit Covid e percebíamos que as pessoas não entendiam nada sobre os medicamentos. O objetivo é promover a educação terapêutica para o combate a automedicação e promoção do uso racional dos medicamentos”, explicou Jaime.

A convidada do painel, Paula Dantas, falou sobre a criação do projeto ‘Revistas em quadrinhos: Histórias de cientistas’, frisando a importância de levar ao conhecimento do público cientistas brasileiros e suas contribuições para o país. “Nós percebemos a necessidade de desmistificar a imagem do cientista como soberano, geralmente relacionado a uma figura masculina. Além disso, mostramos à população em geral que a ciência está presente no dia-a-dia, até mesmo nas coisas mais simples”. 

Finalizando a atividade, foi aberto o espaço para a participação dos ouvintes que puderam tirar dúvidas e fazer as suas contribuições sobre o tema. A programação segue até o dia 08 de outubro com o encontro virtual das 9h às 17h no canal do Youtube. Você pode rever a apresentação completa clicando aqui.

twitterFacebookmail