Roda de conversa discute silenciamento da dor e prevenção ao suicídio

Getting your Trinity Audio player ready...

Com foco na criação de espaços de diálogos sobre sofrimento, a Fiocruz Bahia promoveu uma roda de conversa com o tema “O Sofrimento dentro de casa: família, adolescência e silenciamento da dor”, nesta terça-feira (10/9). O evento, que fez parte de ações da Fiocruz Bahia para o Setembro Amarelo, foi conduzido pela psicóloga Ana Lucena de Sá (CRP 03/04488) e abordou a prevenção do suicídio em jovens e situações dentro de ambientes familiares, ao trazer questões e provocações o assunto.

O tema dessa roda abarca o foco da campanha de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), enfatizando a necessidade de atenção especial para o bem-estar e a saúde mental das crianças e adolescentes. Em relatório publicado nesse mês pela organização, é apontado que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens no mundo. Em 2016, foram estimados mais de 200 mil óbitos.

Para Ana Lucena, esse espaço de discussão, em uma sociedade que não trabalha a dor, é rico e necessário, “nós estamos silenciando muitas dores e esse silenciamento tem promovido mais dores. Então criar espaço de fala e trocas é o que a gente está precisando agora. Então a Fiocruz abre as portas e potencializa isso, uma necessidade que a gente tem de construções coletivas sobre esse tema e olhar para a dor”, frisou a psicóloga.

Maria Julia Souza, servidora do Serviço de Gestão do Trabalho e organizadora do evento, salienta que é fundamental a discussão sobre o tema em uma instituição de saúde como a Fiocruz Bahia, “essa foi uma oportunidade de apoiar a campanha do Setembro Amarelo, abrindo espaço para a comunidade falar sobre o tema com uma mediação qualificada. Discutir esse tema é essencial, pois suicídio, doenças e transtornos mentais ainda são questões envoltas em muitos tabus e, portanto, em muito desconhecimento sobre como lidar e tratar”.

Ana Lucena acredita que o encontro cumpriu seu principal objetivo de ser um espaço de diálogo aberto à comunidade, interna e externa à Fiocruz, sobre um tema que tem interessado a um número cada vez maior de pessoas. “Tivemos depoimentos bastante positivos de participantes, o que nos encoraja a promover mais eventos como esse, abertos a toda comunidade”, avaliou.

O encontro aconteceu no contexto do “Rede Diálogos”, um projeto que visa o desenvolvimento integral do trabalhador, o estímulo do diálogo e a promoção de ações para a melhoria das relações no trabalho e conscientização das pessoas sobre o seu papel na construção de um ambiente de trabalho mais saudável.

Confira as fotos do evento:

twitterFacebookmail