Sessão da Academia de Ciências da Bahia vai homenagear os 120 anos da Fiocruz

Getting your Trinity Audio player ready...

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) realizará uma sessão em homenagem aos 120 anos da Fiocruz, no dia 2 de julho, a partir das 10 horas. O evento será transmitido através do endereço https://rebrand.ly/2dejulho.

O encontro faz parte da programação da manifestação, que tradicionalmente percorre em cortejo bairros do Centro Histórico de Salvador, que esse ano acontecerá de forma virtual, reunindo instituições como Universidade Federal da Bahia e outras universidades e entidades federais e estaduais, além de nomes de destaque, como o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e reitor da UFBA, João Carlos Salles.

A mesa de abertura da sessão contará com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que também ministrará a palestra “Fiocruz: patrimônio da sociedade”; da Diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves; da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Adélia Pinheiro; do presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt; e do presidente da Academia de Medicina da Bahia, Antônio Carlos Vieira. As apresentações serão realizadas pelos pesquisadores Simone Kropf, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz), e Carlos Machado Freitas, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz).

120 anos da Fiocruz

A Fiocruz completou 120 anos no dia 25 de maio de 2020, momento em que o Brasil e o mundo enfrentam o maior desafio sanitário, econômico, social, humanitário e político do século 21, a pandemia da Covid-19. Com o nome de Instituto Soroterápico Federal, a instituição foi criada com o objetivo de combater epidemias como a da peste bubônica, da febre amarela e da varíola, que ameaçavam a então capital da República, o Rio de Janeiro. Mais de um século depois, agora na pandemia do novo coronavírus, a atual Fundação Oswaldo Cruz, maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina, continua na linha de frente do enfrentamento das doenças.

Confira a programação completa da sessão:

twitterFacebookmail