Sessão Científica Extra: “Crônicas de um Programa de Pesquisa: o hospedeiro, o Vilão e a Microbiota”

fabio-miyajima

O Dr. Miyajima falará sobre estratégias de investigação em coortes e biomarcadores com um foco maior dentro do meu atual programa de pesquisa (doenças nosocomiais), que é voltado a reações entéricas por causa do efeito colateral de antibióticos, perfil imunológico e genômico de pacientes durante a infecção, microbioma, ferramentas de epidemiologia molecular e estudos de coorte prospectivos. Um dos interesses do pesquisador é desenvolver estratégicas para competência de biomarcadores que possam contemplar aspectos nultidisciplinares (imunogenético, genômico, transcritômico, microbioma, imuno-ensaios e ensaios de PCR imuno-ensaios customizados etc).

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. Fabio Miyajima atua primariamente nas áreas de Epidemiologia Molecular de Doenças Crônicas e Infecciosas, com experiência no desenho e gerenciamento de estudos clínicos e epidemiológicos, técnicas aplicadas de multiômica para pesquisa e diagnóstico, desenvolvimento de ensaios para biomarcadores, interação patógeno-hospedeiro, susceptibilidade do hospedeiro, modelagens multivariáveis para estudos de desfechos clínicos, e medicina personalizada e translacional. Reúne mais de 13 anos de experiência acadêmica no exterior, incluindo-se PhD em Epidemiologia Molecular e Ciências da Saúde pela Universidade de Manchester e Pós Doutorado em Medicina Translacional pela Universidade de Liverpool, do qual atualmente é Fellow do Instituto de Medicina Translacional, Investigador e Cientista Líder do Programa de Pesquisas Clínicas em Doenças Nosocomiais (Conselho de Pesquisas Médicas, MRC/UK), tendo trabalhado por 5 anos como cientista pós-doutor do Hospital Universitário de Liverpool (Royal Liverpool & Broadgreen University Hospitals). É graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (FOB/USP), Mestre em Odontologia Social com ênfase em Genética Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp).

Desde sua ida ao exterior, a ênfase do Pesquisador tem sido na integração multidisplinar para o estudo genético-epigenético e molecular de fenótipos multifatoriais, tais como declínio cognitivo patológico e fisiológico e transtornos mentais em populações e coortes. Dentro do atual programa que participa, isso foi incrementado com  abordagens para estudos de interação parasito-hospedeiro e de análise de perfil e resposta imunológicos e imunogenético de pacientes, tais como decorrentes do  uso de drogas (reações idiopáticas) ou resultado de infecções. Como parte do entusiasmo pessoal em regionalizar sua pesquisa com a realidade brasileira e se alinhar às necessidades de grupos regionais, o Dr. Fábio tem se exercitado à internacionalização da pesquisa, seja através de mobilidade e orientação/supervisão de pesquisadores brasileiros, com idas ao Brasil para fins de conferência e treinamento científico, além de organização de eventos, oficinas e participação em programas de pós-graduação e conferências locais. Reúne um interesse crescente em pesquisas interdisciplinares de natureza translacional, de integração multiômica no estudo de susceptibilidade a doenças e resposta do hospedeiro, segurança-eficácia/sensibilização das terapias medicamentosas com transferência de conhecimento e tecnologia para outras doenças e condições clínicas, particularmente transtornos mentais, câncer e doenças tropicais do Brasil.

O Prof. Dr. Fábio Miyajima possui inúmeras parcerias e colaborações com instituições no exterior e exerce voluntariamente a função de intermediador de projetos e promotor do programa Ciências sem Fronteiras (Science without Borders – UUK) na Universidade de Liverpool, tendo mediado o recrutamento de diversos estudantes de pós-graduação (orientação/coorientação e tutor) e supervisionado estudantes do programa de graduação sanduíche do CsF. É também Professor convidado do Programas de Pós-graduação em Análises Clínicas (MACPro) e de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (BAIP), ambos do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor cadastrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do Núcleo de estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e colaborador do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, e do Departamento de Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto).