Servidor da Fiocruz Bahia recebe prêmio no 18º Congresso Brasileiro de Pregoeiros

Getting your Trinity Audio player ready...
Adilson Sampaio, à direita, recebendo o prêmio durante o evento. Foto: Sollicita

O Analista de Gestão em Saúde da Fiocruz Bahia, Adilson da Hora Sampaio, foi um dos vencedores do “Prêmio 19 de Março”, na categoria “Melhor Artigo Sobre Pregão Publicado no Ano de 2022”. A premiação, realizada no dia 29 de março, é única da categoria de compras públicas no Brasil a reconhecer o trabalho de profissionais, instituições e iniciativas da área, sendo entregue durante o 18º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, que aconteceu em Foz do Iguaçu-PR.

Os finalistas são escolhidos por uma comissão julgadora e a votação é aberta ao público, com mais de 19 mil votos em todas as categorias. O artigo ganhador de Sampaio foi um dos componentes da sua tese de doutorado, defendida em dezembro de 2021, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Intitulado “Compras Públicas no Brasil: indícios de fraudes usando a Lei de Newcomb-Benford”, o artigo realizou uma análise empírica exploratória dos valores de pregões eletrônicos ocorridos no Portal de Compras do Governo Federal brasileiro, com dados que constam no site “DadosAbertos.gov”. Os dados explorados foram de pregões realizados entre 2014 e 2018, e foi analisada a conformidade dos pregões eletrônicos mencionados à lei de números anômalos, visando verificar se havia anomalias que representassem índices de fraude.

O estudo visa contribuir para a literatura focada na detecção de fraudes contábeis ou financeiras no setor público, sendo pioneiro neste ramo ao analisar a base de dados brasileira, e foi publicado pela revista Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, da EAESP-FGV. Para o servidor, o reconhecimento do seu trabalho no setor de compras é gratificante, principalmente por ser fruto de uma busca por enriquecimento do seu conhecimento nessa área. “Para mim é motivo de orgulho poder retornar, da melhor forma possível, a confiança e investimento em capacitação realizados”, declarou Sampaio.

É o segundo prêmio que o Serviço de Compras da Fiocruz Bahia recebe no evento, tendo sido premiado na Categoria Pregão-Objeto Inusitado, em 2019, pela aquisição de uma câmara de eutanásia para o Biotério da instituição. 

Tese de doutorado sobre compras públicas

O servidor Marivaldo Gonçalves, do Setor de Compras da Fiocruz Bahia, teve um momento importante na sua jornada profissional. Ele defendeu sua tese de doutorado, no dia 28 de março, pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Industrial, no SENAI Cimatec.

O trabalho, intitulado “Fatores Determinantes dos Prazos e Análises da Eficiência de Contratos de Compras Públicas Realizadas Através de Pregão Eletrônico”, examinou os prazos e a eficiência de unidades técnicas através de compras públicas e de contratos de serviços continuados, realizados por pregões eletrônicos no Brasil, defendendo a tese de que existem fatores específicos relacionados às operações de “procurement” no setor público, que afetam os prazos despendidos no processo interno de contratação e o desempenho em termos de eficiência dos custos de contratos de fornecimento continuado, impactando em metas regulatórias, socioeconômicas e comerciais.

A escolha do tema tem relação com o trabalho exercido na Fiocruz Bahia, utilizando a metodologia de observador participante para realizar o estudo. Sua experiência profissional dentro da área de compras na instituição ajudou a chegar aos resultados obtidos. “A caminhada é espinhosa, mas o aprendizado durante a trajetória é de grande valia. Como consequência, o curso de pós-graduação traz um enorme crescimento pessoal e profissional”, destacou Marivaldo.

twitterFacebookmail