Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fiocruz Bahia recebeu, na última quarta-feira (01/11), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), José Vivaldo Souza de Mendonça Filho, que se reuniu com a diretora da instituição, Marilda de Souza Gonçalves. Também participaram da reunião a assessora especial de Gabinete, Fernanda Safatle; o diretor de Políticas e Programas, Leonardo Ramacciotti Miranda, além dos vice-diretores de Pesquisa, Educação e Gestão da Fiocruz Bahia, Camila Oliveira Indiani, Patrícia Tavares Veras e Valdeyer Galvão dos Reis, respectivamente.
As discussões foram norteadas por quatro principais eixos: a valorização de estratégia da saúde pública e da popularização da ciência; a cooperação com o Parque Tecnológico da Bahia, no fortalecimento do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cicads/ Fiocruz Bahia) e do Laboratório Compartilhado de Inovação; a revitalização do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia; e a proposta de interação com as estruturas já existentes no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped).
O secretário ressaltou a importância da visita institucional diante do reconhecimento que a Secti tem pela Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz). “O diálogo com Dra. Marilda foi no sentido de consolidar essa relação institucional e estabelecer um campo de parcerias não só nas pautas institucionais já em curso, como novas estratégias de consolidação do nosso Museu de Ciência e Tecnologia. O Governo do Estado reconhece a Fiocruz como um patrimônio da Bahia e vamos atuar em conjunto para construir grandes resultados”, afirmou Vivaldo Mendonça.
Após a reunião com a diretoria, o grupo conheceu as Plataformas Tecnológicas, a Biblioteca, dentre outras dependências da instituição. “A Secti é um importante parceiro da Fiocruz. Esta visita deve estreitar as possibilidades de trabalharmos com projetos inovadores e desafiadores que tragam benefícios diretos e indiretos para a saúde e para toda a sociedade. Estou certa de que vamos avançar ainda mais neste sentido”, comentou a diretora da Fiocruz Bahia.