“Saúde mental e trabalho: desafios contemporâneos” é tema de mesa redonda

Getting your Trinity Audio player ready...

O Programa Diálogos Sobre Saúde Mental e Trabalho da Fiocruz Bahia promove, no dia 08 de outubro, às 14 horas, a mesa redonda “Saúde Mental e Trabalho: desafios contemporâneos”. O evento, gratuito e aberto ao público, irá discutir sobre aspectos de transtornos mentais, depressão e suicídio, no contexto do trabalho. Confira a programação abaixo.

O encontro acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental (10/10) e o Dia do Servidor Público (28/10). O objetivo do Programa Diálogos Sobre Saúde Mental e Trabalho é dar visibilidade ao adoecimento mental, compreender suas relações com o trabalho e, por meio de um espaço aberto, planejado e institucionalizados de diálogo, construir coletivamente proposições para a transformação da realidade na direção de um ambiente mais saudável.

Saúde mental e trabalho

Atualmente, novas formas de trabalhar têm tornado cada vez mais complexas as relações entre as pessoas e o trabalho, criando novos sentidos e, ao mesmo tempo, perpetuando riscos e gerando novos para a saúde física e mental do trabalhador. Insatisfação, cansaço, mal estar, sofrimentos constantes e duráveis, assédio moral, violência psicológica, neuroses profissionais e especialmente depressão são queixas cada vez mais presentes nos serviços de saúde do trabalhador.

Novas formas de trabalho (trabalho a distância, uso corporativo de aplicativos para troca de mensagens, acesso a e-mails fora do horário de expediente, dentre outras) permitem ao trabalhador, por um lado, personalizar seu modo de cumprir as tarefas e ao empregador, por outro, dispor cada vez mais do tempo do trabalhador.

Estudos e estimativas recentes sobre a situação da saúde mental no mundo, levou a OMS a lançar, em 2017, a campanha: “Depressão: vamos conversar”, com o objetivo de sensibilizar para que mais pessoas com sintomas desse transtorno procurem e obtenham ajuda. No Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social, episódios depressivos geraram 43,3 mil auxílios-doença em 2107, representando a 10ª doença com mais afastamentos. Somado a outros transtornos ansiosos, esse número eleva-se para 72,3 mil, colocando esse grupo de doenças no terceiro lugar em causas de afastamentos. 

Mesa Redonda: Saúde Mental e Trabalho: desafios contemporâneos
Quando: 08/10/2018
Horário: 14h às 17h
Onde: Auditório do Pavilhão Aluízio Prata – Fiocruz Bahia. Rua Waldemar Falcão, 121 – Candeal.

 

Programação

  •  Transtornos mentais: Por que é importante conhecer

Thiago Campos de Oliveira – Médico Psiquiatra

Membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria, psiquiatra assistente e interconsultor do Hospital São Rafael, psiquiatra assistente e pesquisador da Clínica da Obesidade – Camaçari/BA, professor da Faculdade de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC – Salvador/BA) e sócio fundador do Centro Integrado de Assistência Cognitiva – CIAC, onde trabalha com atendimento clínico.

  • Depressão e saúde mental no trabalho: desafios relacionados à capacidade laboral

André Luna – Psicólogo

Consultor especialista do Centro de Inovação SESI em Prevenção da Incapacidade. Pesquisador na área de prevenção e gestão da incapacidade para o trabalho, especialmente aspectos relacionados à prevenção, gestão psicossocial, adoecimento, afastamento e retorno ao trabalho.

  • Suicídio- Um olhar na Influência da Organização do Trabalho

Ana Paula Torres Guedes – Médica psiquiatra

Mestre em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, pesquisadora da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia- Instituto do Cérebro, professora de neurologia do Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia  e Médica Psiquiatra do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio – NEPS (CIAVE/SESAB/Hospital Geral Roberto Santos).

 

twitterFacebookmail