Reportagem de O Globo destaca estudo conduzido pelo Cidacs da Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

Foi publicada nessa quinta-feira (29/11), no jornal O Globo, uma matéria que destaca a Coorte de 100 Milhões de Brasileiros e mostra como o trabalho do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia pode contribuir para o mundo.

O Cidacs “está na base de diversas das 25 pesquisas selecionadas na primeira chamada exclusiva para o Brasil do programa Global Challenges (“desafios globais”) da Fundação Bill & Melinda Gates, anunciadas nesta quinta-feira. Cada uma vai receber financiamento de US$ 100 mil (cerca de R$ 385 mil) da fundação e em contrapartidas do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, cita a reportagem.

O principal objetivo da “Plataforma de estudos e avaliações contínuas dos determinantes sociais e efeitos do Programa Bolsa Família e outros Programas de Proteção Social sobre a saúde – Coorte de 100 milhões de brasileiros” é criar uma coorte inédita e inovadora que viabilize o estudo das determinantes sociais e dos efeitos de políticas e programas sociais sobre os diferentes aspectos da saúde na sociedade brasileira.

Para atingir esse objetivo, vincula informações dos programas sociais e de outras bases de dados de sistemas de informação em saúde, como mortalidade, nascimento, doenças infecciosas transmissíveis e não transmissíveis, entre outros desfechos. Os projetos vinculados a essa coorte processam, analisam e interpretam de forma rigorosa as informações obtidas a partir de grandes bases eletrônicas de dados, gerando novos conhecimentos úteis em processos de tomada de decisões no campo das políticas sociais – em especial aquelas focadas na redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil.

Leia a matéria publicada n’Globo e na Época Negócios.

twitterFacebookmail