Quarto seminário preparatório do IX Congresso Interno da Fiocruz aborda os desafios da ciência e da inovação

Getting your Trinity Audio player ready...

A emergência de novos temas estratégicos nas ciências biomédicas, humanas e sociais; o impacto da ciência e da inovação na sociedade; e a transversalidade como uma nova forma de produção do conhecimento científico, com vistas a uma visão menos fragmentada da realidade serão alguns dos pontos abordados no seminário Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do Futuro, que terá como conferencistas a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professora Helena Nader, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), e o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), professor, André Botelho, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).

O seminário, que será realizado em 10/11/2021, das 14h às 17h, é o último de uma série de quatro eventos preparatórios do IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz – instância máxima de representação, que definirá as grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da instituição. A transmissão do seminário será pelo canal da VideoSaúde no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=1Ys_cNhXVHk) e qualquer pessoa pode se conectar e acompanhar.

A dinâmica do seminário prevê a conferência de um convidado externo à instituição, que apresenta o contexto global e nacional relacionado ao tema, seguida de comentários de dois debatedores da Fiocruz, que aproximam as reflexões da conferência aos desafios da instituição no futuro. Há, ainda, espaço para perguntas da audiência, de modo a ampliar o espectro de contribuições ao processo de formulação das grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da Fiocruz.

Participarão como debatedores à exposição de Helena Nader e André Botelho o pesquisador titular do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/FIOCRUZ-Bahia), Manoel Barral, e a pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Bozza. A mediação será do coordenador do CEE, Carlos Gadelha.

Os três seminários anteriores tiveram como tema o mundo do trabalho, os desafios da área da saúde e os impactos das mudanças climáticas. A organização é do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz).

“Os seminários e o rico debate com a comunidade da Fiocruz mostram que é possível uma mudança de paradigma no qual os direitos sociais e o cuidado com o planeta em que vivemos são as novas energias para mobilizar nossas ações e um novo projeto nacional e institucional de desenvolvimento” ressalta Carlos Gadelha”, à frente da organização dos seminários preparatórios e da produção de sumários sobre os pontos fundamentais de cada uma das discussões. Os sumários servirão de suporte para o documento de referência do IX Congresso Interno, cuja plenária se realizará nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.

Sobre Helena Nader

Professora titular da Unifesp, bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013) e da ACAL (Academia de Ciencias de América Latina, 2018). Desde 2011, é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e, desde 2019, é co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual foi 

vice-presidente (2007-2011) e presidente (2011-2017) e, desde 2017, é presidente de honra. Professora visitante da Loyola Medical School (Chicago, USA), W. Alton Jones Cell Science Center (NY, USA), Istituto Scientifico G. Ronzoni (Milão, Itália) e Opocrin Research Laboratories (Modena, Itália).

Sobre André Botelho

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do CNPq e da FAPERJ, e presidente da ANPOCS. Foi professor visitante na Princeton University (2013), onde é atualmente Affiliated Scholar junto ao Brazil Lab. Foi editor de Sociologia & Antropologia (2011-19); membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Ciências Sociais (2015-16); membro do Conselho Científico (2017-18) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs); diretor da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) em dois mandatos consecutivos (2011-14); e membro do Conselho Regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2010 a 2015. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) de 2015 a 2016 e foi diretor de graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, de 2008 a 2009. Participou de PROCAD-CAPES com diferentes instituições na Amazônia entre outros projetos de cooperação científica. Atualmente participa, também, de iniciativas de comunicação pública da ciência na Universidade das Quebradas (UQ) do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), no Blog da BVPS (https://blogbvps.wordpress.com).

Sobre Manoel Barral

Médico, doutor em Patologia Humana, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Pesquisador titular da Fiocruz-Bahia na área de imunoregulação de doenças parasitárias. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Diretor da Faculdade de Medicina da mesma universidade. É membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCTI) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Foi Diretor do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) de 2013 a 2017 e Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz entre 2017 e 2018.

Sobre Patricia Bozza

Médica, doutora em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. Pós-doutorado no Beth Israel Hospital, da Harvard Medical School. Pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz, pesquisadora 1 A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi International Scholar do Howard Hughes Medical Institute e coordenou o comitê Brasileiro do Programa Pew em ciências biomédicas.

Congresso Interno da Fiocruz

A cada quatro anos, desde 1988, na gestão do sanitarista Sergio Arouca, delegados eleitos pelas diferentes unidades da Fiocruz reúnem-se no Congresso Interno da instituição, para deliberar sobre o regimento interno, propostas de alteração do estatuto e assuntos estratégicos relacionados ao projeto institucional.

A realização do Congresso Interno na Fiocruz orienta-se pela afirmação de valores humanistas, dos direitos sociais e trabalhistas, traduzidos na frase democracia é saúde, que pautou a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986.

Fonte: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz)

twitterFacebookmail