Produção de curso EAD é tema de oficina ministrada na Fiocruz Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia recebeu, nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Oficina de Produção de Cursos EAD, realizada pela equipe do Campus Virtual Fiocruz. A oficina teve como objetivo apresentar a infraestrutura e a experiência da plataforma nos fluxos de trabalho, além de desenvolvimento dos cursos e recursos educacionais. O evento contou com a presença de docentes, pesquisadores e servidores da instituição, reunidos na Sala de Aula II da Biblioteca. 

Nos dois dias de curso, foram apresentados, além do Campus Virtual, o Educare e Moodle; os modelos de desenvolvimento de cursos e de uso do AVA e o sistema de gestão de cursos e certificação. Discutiu-se também o Plano de Trabalho EAD para Fiocruz Bahia, com suas parcerias, necessidades e responsabilidades. O desenvolvimento de cursos EAD, com suas etapas, orçamento (possibilidades e limites), foi também tema das aulas, discutindo o processo de produção dos cursos no CVF, lançamento e gestão (fluxo); conteúdo das aulas; inserção de recursos; papel do autor e papel do design educacional.

De acordo com Clara Mutti, coordenadora de ensino da Fiocruz Bahia, essa plataforma permite também que as unidades possam fazer uso do Latíssimo, sistema de gestão de cursos livres. A oficina permitiu que os docentes conhecessem essas ferramentas, além de compreender o suporte que a Equipe do Campus Virtual pode dar aos docentes e unidades na produção de cursos EAD. “Acredito que conhecer todas essas possibilidades foi um estímulo para que os docentes se aproximem da Educação a Distância”, comentou a coordenadora.

Para Ana Furniel, coordenadora do Campus Virtual, a oficina na Fiocruz Bahia foi uma oportunidade de apresentar o trabalho da plataforma, e principalmente, o fluxo para desenvolvimento de cursos no modelo autoinstrucional. “Houve muita participação, diálogo e tenho certeza de que o início de uma parceria”, declarou.

A oficina contou com a participação de 12 pesquisadores e para a Vice-diretora de Ensino, Claudia Brodskyn, o curso foi proveitoso, dando oportunidade para, em breve, ampliar as práticas educativas para essa modalidade também. Os cursos ofertados na plataforma são sempre gratuitos e voltados para o público externo, podendo atender profissionais, estudantes e a comunidade no geral. “O curso foi realizado com sucesso, porque eles explicaram muito bem todas as etapas e a partir daí a gente conseguiu estruturar os futuros cursos com a linguagem para cada público-alvo” explicou. 

Deborah Bittencourt, pesquisadora da Fiocruz, foi uma das participantes do evento e ressaltou a importância de aprender sobre a formação dos cursos à distância através do Campus Virtual. “Aprendemos, já pensando nas possibilidades de projetos para o futuro”, observou. 

twitterFacebookmail