Pesquisadores vão desenvolver teste rápido simultâneo para Covid-19 e H1N1

Getting your Trinity Audio player ready...
Milena Soares, pesquisadora da Fiocruz Bahia, que coordena o projeto.

Um projeto para desenvolver um teste rápido de alta sensibilidade para diagnóstico simultâneo dos vírus SARS-Cov-2 e H1N1 foi aprovado pelo Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz). Coordenado pela pesquisadora da Fiocruz Bahia, Milena Botelho Pereira Soares, o trabalho será realizado em parceria com a Fiocruz Pernambuco, o SENAI CIMATEC e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A testagem para Covid-19 através do método molecular RT-qPCR requer equipamentos especializados e pessoal da área da saúde treinado, sendo um procedimento dispendioso e que leva dias para apresentar os resultados, fatores que dificultam a testagem em massa da população. O novo teste, que utilizará a técnica de amplificação isotérmica de DNA (recombinase polymerase amplification-RPA), é mais simples de ser realizado e apresenta resultado em apenas 40 minutos.

Segundo Milena Soares, a adição de sondas para detectar o H1N1 resultará também em um diagnóstico diferencial da Covid-19, importante na tomada de decisão pelo sistema de saúde. “Esta inovação impacta de forma positiva no melhoramento do diagnóstico da Covid-19, possibilitando a detecção direta da infecção, de forma rápida, barata e eficaz, facilitando o isolamento rápido dos indivíduos infectados”, observa a pesquisadora.

Os cientistas também vão desenvolver um protótipo de leitor de fluorescência para a aplicação do teste em hospitais e postos de saúde, promovendo a nacionalização do equipamento de leitura do teste, que tornará viável a testagem em massa da população.

twitterFacebookmail