Pesquisadores tomam posse como Membros Titulares na ACB

Getting your Trinity Audio player ready...

A pesquisadora e diretora, Marilda de Souza Gonçalves, e o pesquisador Bruno de Bezerril Andrade, da Fiocruz Bahia, foram empossados na Academia de Ciências da Bahia (ACB) como membros Titulares na área de Ciências da Vida. A sessão de titulação e posse de novos acadêmicos da ACB, eleitos em 2023, ocorreu no dia 20 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também tomaram posse outros sete membros Titulares, um membro Correspondente e um Junior, contemplando também as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Agrárias e da Terra e Artes. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da ACB e pesquisador da Fiocruz Bahia, Manoel Barral-Netto.

Marilda Gonçalves realizou o pronunciamento em nome dos novos membros. “Nós estamos, nesse momento, confirmando o nosso compromisso de difundir o conhecimento e zelar pela qualidade da produção científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação”, proferiu. Também falou sobre o significado de fazer ciência no Brasil. “Significa termos um equilíbrio entre a pós-graduação, a disponibilidade de recursos pelas agências de fomento e a presença de pessoal capacitado e formado para responder às questões do cotidiano e também questões básicas da ciência, com inquietação e questionamentos que levem ao desenvolvimento da área de atuação”.

No discurso ela mencionou os desafios enfrentados na pandemia de Covid-19, a importância de reforçar o Plano de Imunização, a necessidade de incentivo à igualdade de gênero e raça e a persistência da luta pela ciência. “Viva a Ciência, viva aos novos confrades e confreiras, que juntos possamos fazer ciência com humanidade, construindo o alicerce para um mundo melhor. Viva a Academia de Ciência da Bahia”, comemorou.

Bruno Bezerril expressou sua gratidão e declarou se sentir honrado com a nomeação, “integrando um grupo de excelência representado pela Fiocruz Bahia”. O pesquisador comentou que desde o segundo semestre de sua jornada na medicina, tem trilhado um caminho de dedicação e comprometimento, se dedicando integralmente para contribuir com o avanço da instituição e, por consequência, melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Uma das lições mais significativas que recebi de mentores na nossa instituição, que foram muitos e nas mais diversas áreas do conhecimento, e que me acompanharam ao longo de muitos anos, é a compreensão de que a ciência se trata essencialmente das pessoas. Ao investir de forma contínua e incansável na formação das próximas gerações de cientistas, estamos, de fato, construindo uma base sólida para a ciência e, assim, impactando positivamente o mundo e a humanidade”, afirmou.

A ACB é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 2010, que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social do País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

twitterFacebookmail