Pesquisadores serão empossados na Academia de Ciências da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

A sessão de titulação e posse de novos acadêmicos da Academia de Ciências da Bahia (ACB), eleitos em 2023, será realizada no dia 20 de outubro, às 18h, no Espaço Raul Chaves, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisadora e diretora, Marilda de Souza Gonçalves, e o pesquisador Bruno de Bezerril Andrade, da Fiocruz Bahia, serão admitidos na ACB como membros Titulares na área de Ciências da Vida. O evento é aberto ao público.

Também serão empossados outros sete membros Titulares, um membro Correspondente e um Junior, contemplando também as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Agrárias e da Terra e Artes. A abertura do evento será realizada pelo presidente da ACB e pesquisador da Fiocruz Bahia, Manoel Barral-Netto. A acolhida e a apresentação dos novos membros ficará por conta dos acadêmicos Jailson Andrade Nidia Lubisco e Luiz Marfuz. Marilda Gonçalves fará o pronunciamento em nome das novas acadêmicas e dos novos acadêmicos.

A ACB é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 2010, que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social do País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

Novos acadêmicos

Marilda Gonçalves é pesquisadora titular da Fiocruz Bahia, professora titular da Faculdade de Farmácia da UFBA e pesquisadora de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é docente dos programas de pós-graduação em Patologia (PGPAT) da Faculdade de Medicina, da UFBA em Ampla Associação com a Fiocruz Bahia; em Farmácia da Faculdade de Farmácia da UFBA; e em Biotecnologia e Medicina Investigativa (PGBSMI) da Fiocruz Bahia. 

É Diretora da Fiocruz Bahia e possui experiência na área de Hematologia e Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando na área de interação da genética com marcadores hematológicos, bioquímicos e imunológicos, principalmente nos seguintes temas: doença falciforme, hemoglobina fetal, anemias, leucemias e saúde materno-fetal.

Bruno Bezerril é pesquisador da Fiocruz Bahia e professor de cursos de Medicina na UniFTC, UNIFACS e dos cursos de pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e também do PGPAT. Desde 2019 é co-investigador principal do consórcio Regional Prospective Observational Research for Tuberculosis (RePORT International) e o investigador principal deste consórcio no Brasil (RePORT Brasil). 

Estuda biomarcadores diagnósticos e prognósticos associados à patogênese de doenças infecciosas de grande relevância para saúde pública. Coordena um grupo multinacional de medicina translacional que mescla dados experimentais e clínicos para descrever vias inflamatórias envolvidas na imunopatogênese de doenças como tuberculose, HIV, hepatites virais, arboviroses, malária, leishmaniose e pneumonia bacteriana e lidera uma rede colaborativa de laboratórios na África do Sul, Índia, China e Estados Unidos, onde desenvolve estudos para validação dos resultados em locais com perfis epidemiológicos distintos. 

twitterFacebookmail