Pesquisadores são nomeados novos membros da Academia de Ciências da Bahia

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) publicou os nomes dos novos acadêmicos que passaram a integrar a organização, no dia 16 de agosto. Entre os agraciados estão os pesquisadores da Fiocruz Bahia, Bruno de Bezerril Andrade e Marilda de Souza Gonçalves, que também é diretora da instituição. Ambos foram nomeados como Membros Titulares na área de Ciências da Vida.

Ao todo foram sete Membros Titulares nas áreas das Artes, Ciências da Vida, Ciências Exatas, Agrárias e da Terra e Ciências Sociais e Sociais Aplicadas. Também foi nomeado um Membro Correspondente em Ciências da Vida e um Membro Junior em Ciências Exatas, Agrárias e da Terra.

Marilda Gonçalves

Marilda Gonçalves possui graduação em Farmácia Bioquímica e graduação em Farmácia opção Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutorado Sanduíche no Medical College of Georgia, e realizou pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia (EUA).

Atualmente, Gonçalves é pesquisadora titular da Fiocruz Bahia, professora titular da Faculdade de Farmácia da UFBA e pesquisadora de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é docente dos programas de pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da UFBA em Ampla Associação com a Fiocruz Bahia; em Farmácia da Faculdade de Farmácia da UFBA; e em Biotecnologia e Medicina Investigativa da Fiocruz Bahia.

É Diretora do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia) e possui experiência na área de Hematologia e Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando na área de interação da genética com marcadores hematológicos, bioquímicos e imunológicos, principalmente nos seguintes temas: doença falciforme, hemoglobina fetal, anemias, leucemias e saúde materno-fetal.

Marilda Gonçalves também é editora associada do periódico Brazilian Journal of Hematology and Hemotherapy, membro da Associação Brasileira de Hamatologia, Hematologia e Terapia Celular e é revisor regular de revistas como a Plos One, Scientific Reports, British Journal of Haematology, American Journal of Hematology and Haematologica.

Bruno Bezerril

Bruno Bezerril é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Patologia Humana (UFBA/ Fiocruz Bahia) e realizou pós-doutorado no National Institute of Allergy and Infectious Diseases, do National Institutes of Health (EUA). Atualmente, é pesquisador da Fiocruz Bahia e professor de cursos de Medicina na UniFTC, UNIFACS e da pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Desde 2019 é co-investigador principal do consórcio Regional Prospective Observational Research for Tuberculosis (RePORT International) e o investigador principal deste consórcio no Brasil (RePORT Brasil).

Bezerril estuda biomarcadores diagnósticos e prognósticos associados à patogênese de doenças infecciosas de grande relevância para saúde pública. Coordena um grupo multinacional de medicina translacional que mescla dados experimentais e clínicos para descrever vias inflamatórias envolvidas na imunopatogênese de doenças como tuberculose, HIV, hepatites virais, arboviroses, malária, leishmaniose e pneumonia bacteriana e lidera uma rede colaborativa de laboratórios na África do Sul, Índia, China e Estados Unidos, onde desenvolve estudos para validação dos resultados em locais com perfis epidemiológicos distintos.

É membro da Academia Nacional de Medicina (categoria Jovem Liderança), da Interacademy Medical Panel (Alemanha), da Royal Society of Medicine (Inglaterra), além de ser membro permanente da Collaboration for TB Vaccine Discovery (CTVD, Gates Foundation). É Section Chief Editor do periódico Frontiers in Tropical Diseases, foi Editor Associado do periódico BMC Infectious Diseases e é revisor regular de revistas como New England Journal of Medicine, Science Translational Medicine, JAMA, Nature Medicine e Lancet.