Pesquisadores investigam receptores de proteína para o processo de resposta de patógenos

Receptores acoplados às proteínas G (GPCRs), alvo de 40% dos medicamentos vendidos atualmente, são objetos de estudo em uma revisão publicada no volume 136 do periódico Advances in Immunology, em agosto. A autoria do trabalho é dos pesquisadores da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto e Pablo I. Pereira Ramos, em parceria com Júlio Scharfstein, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), primeiro autor da publicação. O capítulo G Protein-Coupled Kinin Receptors and Immunity Against Pathogens tem como finalidade o estudo das proteínas que formam parte do Sistema Calicreína-Cinina (SCC) e receptores de Cinina.

O texto elucida que, dentro da resposta de patógenos virais, bacterianos e protozoários como o Trypanosoma cruzi  e Leishmania, os receptores dessa família de proteínas – que agem na captação de sinais químicos externos e ativação de sinalização no interior da célula –  podem ser importantes. Além disso, busca-se retratar as interações funcionais entre vários processos e os GPCRs no contexto da sinalização.

Uma mineração de dados com base em 25 estudos transcritômicos envolvendo patógenos fúngicos, bacterianos e protozoários permitiu analisar os perfis de expressão gênica de vários GPCRs e receptores de Cinina em tecidos e células humanas, revelando os diferentes papeis moleculares destas proteínas frente à infecções patogênicas.