Pesquisadores da Fiocruz Bahia integram diretoria da SBMT para o biênio 2024-2025

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) apresentou a diretoria que assume a instituição no biênio 2024-2025, entre os membros estão os pesquisadores da Fiocruz Bahia: Mitermayer Galvão dos Reis, no Conselho Fiscal, e Fred Luciano Neves Santos, na Comissão de Redação.

O lema da nova gestão é “Inovação e Ciência” e seus membros acreditam que essa é a chave para o progresso na área, e está comprometida em explorar novas fronteiras, adotar abordagens pioneiras e incentivar a criatividade em todas as áreas de atuação da SBMT.

Para Fred Luciano, a SBTM representa um exemplo emblemático de ciência de qualidade e seriedade. Desde a graduação, o pesquisador participa ativamente dos congressos organizados pela sociedade. “Embora já me sentisse próximo, sempre almejei uma conexão mais profunda, buscando contribuir ainda mais para o engrandecimento da Medicina Tropical no Brasil. Assim, fazer parte da atual diretoria da SBMT representa a concretização de um dos muitos sonhos que possuo”, destaca.

Sobre as expectativas para a participação na diretoria, Fred diz que almeja contribuir para ampliar o alcance e o impacto das publicações da SBMT, assegurando que elas continuem a ser referências no campo da Medicina Tropical, tanto nacional quanto internacionalmente.

“Isso envolve trabalhar para melhorar cada vez mais a qualidade, a acessibilidade e a relevância dos conteúdos publicados. Além disso, em conjunto com os demais colegas da Comissão, pretendo focar na inclusão de pesquisas e perspectivas inovadoras, buscando abordar temas emergentes e desafios atuais na área da Medicina Tropical. Isso inclui a promoção de uma abordagem interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento que se cruzam com a Medicina Tropical”.

Fred também espera que sua participação contribua para a formação e inspiração de novos profissionais e pesquisadores na área, promovendo a educação e a disseminação do conhecimento em Medicina Tropical, e assim, contribuir para o fortalecimento, a sustentabilidade da SBMT e de seu papel fundamental na saúde pública brasileira e global.

Mitermayer Reis compartilha que se sente honrado e lisonjeado em participar da diretoria da SBMT. O pesquisador já foi vice-presidente e presidente da sociedade, além de presidente do congresso da SBMT em 2001 e 2023, e membro da comissão científica em vários congressos. “O nosso papel primordial na condição de membro do conselho fiscal é de acompanhar a execução financeira da SBMT”, pontua.

A entidade

A SBMT foi fundada em 1962 e tem o compromisso técnico-político de apoiar os órgãos públicos e particulares envolvidos no enfrentamento e controle de doenças tropicais, infecciosas e parasitárias, em várias frentes de apoio, respeitando as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), promover e incentivar estudos e pesquisas relativos à Medicina Tropical, em seus aspectos epidemiológicos, etiológicos, clínicos, fisiopatológicos, terapêuticos e preventivos, considerando os seus condicionantes físicos, biológicos e sócio-econômicos, considerando os seus determinantes e condicionantes socioeconômicos, políticos, ambientais, físicos e biológicos.

Além disso, a entidade dá assessoria técnico-científica, estimula educação permanente, promove reuniões, congressos, cursos e simpósios, de âmbito internacional, nacional e regional, sobre assuntos relacionados com a Medicina Tropical; promove intercâmbio cultural com instituições científicas, nacionais ou estrangeiras; e divulga conhecimentos técnico-científicos relacionados com a Medicina Tropical.

twitterFacebookmail