Pesquisadores da Fiocruz Bahia estão entre principais do Brasil em imunologia

Getting your Trinity Audio player ready...

O site de pesquisa acadêmica Research.com publicou a 1ª edição do ranking dos principais cientistas brasileiros em imunologia. Dos 29 pesquisadores, cinco são da Fiocruz Bahia. Edgar Carvalho aparece na quarta colocação; em seguida está Aldina Barral, em sétimo; Manoel Barral, em oitavo; e Cláudia Brodskyn e Milena Soares, em décimo oitavo e vigésimo oitavo, respectivamente. Clique aqui para conferir.

Na lista, os pesquisadores estão associados ao índice h (parâmetro que tem como base o número de publicações e citações), e ao número de publicações e citações até dezembro de 2021. “A presença dos pesquisadores do IGM na lista de lideranças no campo da imunologia demonstra a importância dessa área na nossa instituição, bem como das suas contribuições científicas”, declarou a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves.

Edgar Carvalho ressalta que pesquisadores brasileiros da Fundação Oswaldo Cruz e das universidades federais e estaduais brasileiras têm dado contribuições relevantes na área da imunologia a despeito do pouco incentivo que a Ciência e Tecnologia recebeu nos últimos anos. “A presença de 3 cientistas baianos entre os 10 mais produtivos do Brasil reflete também o apoio dado por agências internacionais que têm reconhecido a Bahia como um dos centros mundiais de pesquisa em Medicina Tropical”, comentou o pesquisador.

Os critérios de inclusão dos acadêmicos foram o índice h da disciplina, prêmios e realizações. Além disso, de acordo com o site, cada perfil foi verificado manualmente para quantificar as contribuições dos cientistas, correlacionando com publicações em uma ampla variedade de fontes. Como indicação secundária da contribuição do pesquisador na área, foi avaliada a quantidade de documentos publicados em periódicos de grande circulação e anais de congressos. “É uma lista confiável dos principais estudiosos da área de Imunologia, com base em um exame meticuloso de 166.880 pesquisadores no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph. Para a disciplina de Imunologia, foram examinados mais de 6.369 perfis”, diz o site (em inglês). 

As listas fazem parte da categoria Principais Cientistas, além desta há também Melhores Universidades, Principais Conferências e Principais Periódicos. Segundo o Research.com, o objetivo do ranking é inspirar acadêmicos, empresários e tomadores de decisão a conhecer os principais especialistas e seus trabalhos em campos específicos de pesquisa e em diferentes países e instituições.

Melhores médicos e microbiologistas

No site, pesquisadores da Fiocruz Bahia também estão presentes no ranking de melhores cientistas da Medicina, ficando Edgar Carvalho, Mauricio Barreto e Manoel Barral, na 18ª, 22ª e 41ª posição, respectivamente, e de melhores cientistas em Microbiologia, sendo Mitermayer Reis em sexto lugar e Bruno Bezerril em décimo sexto.

Confira os pesquisadores que participam do ranking:

twitterFacebookmail