Pesquisadores da Fiocruz Bahia estão em ranking dos 100 mil mais influentes do mundo

Getting your Trinity Audio player ready...

Novo levantamento internacional realizado pelo portal Research.com selecionou 39 pesquisadores da Fiocruz, sendo oito da Fiocruz Bahia, por sua produção científica em seis áreas do conhecimento. O ranking, divulgado anualmente, destaca os 100 mil cientistas mais influentes do mundo.

A seleção é baseada em uma variedade de fatores que incluem como indicadores o número de artigos publicados, as citações e o impacto para a ciência e, no caso da Fundação, para a saúde global. Os pesquisadores destacados pelo ranking são líderes em suas áreas de pesquisa e trazem contribuições significativas em 20 áreas do conhecimento. Os dados sobre publicações e citações de 166.880 cientistas foram analisados para a produção dos rankings. As informações foram obtidas principalmente nas bases de dados OpenAlex e CrossRef.

Na classificação entre cientistas brasileiros, quatro pesquisadores da Fiocruz Bahia ficaram entre os dez primeiros do ranking, em duas categorias: na área de Ciências Humanas e Sociais, o coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) Maurício Lima Barreto conquistou o 3º lugar, e, na área de Imunologia, Edgar Carvalho, Aldina Barral e Manoel Barral-Netto ficaram em 4º, 8º e 9º lugar, respectivamente. 

Barreto e Carvalho também foram citados na categoria Medicina. As pesquisadoras Milena Botelho Pereira Soares e Claudia Brodskyn também estão na lista de Imunologia. Os pesquisadores Mitermayer Galvão dos Reis e Bruno de Bezerril Andrade foram mencionados na área de Microbiologia.    

O portal traz ainda rankings das melhores universidades (do mundo e de cada país), das melhores revistas científicas (por área do conhecimento) e das melhores conferências científicas (por área do conhecimento). Todas as listas podem ser consultadas no site do Research.com.  

Com informações da Agência Fiocruz de Notícias.

twitterFacebookmail