Pesquisadora da Fiocruz Bahia participa de conferência Pré-COP 30

Getting your Trinity Audio player ready...

A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Nelzair Vianna, participou da Conferência Global sobre Clima e Saúde, realizada em Brasília entre os dias 29 e 31 de julho. O presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mario Moreira, e o ex-presidente e atual coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), Paulo Gadelha, também participaram do encontro, reafirmando o papel histórico da instituição no reconhecimento e na investigação da relação entre clima, ambiente e saúde. 

O evento reuniu especialistas, autoridades, pesquisadores, movimentos sociais e sociedade civil em torno da necessidade de adaptação do setor da saúde frente à realidade das mudanças climáticas, construindo propostas concretas para o Plano de Ação de Saúde, buscando alinhar compromissos e evidências científicas sobre os impactos do clima na saúde pública.

A programação foi alinhada ao Plano de Ação em Saúde de Belém – proposta que o Brasil apresentará durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém – capital paraense. 

Para Nelzair Vianna, a conferência foi uma importante oportunidade para promover o debate de forma intersetorial, contando com a participação social e diversas representações empenhadas em discutir o plano de ação para a saúde. “Esse é um plano participativo, é um plano muito importante pra gente e tem considerado toda a participação da sociedade”, destacou. 

A conferência foi organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Governo Federal e a Aliança para Ação Transformadora sobre Clima e Saúde (ATACH). A programação contou com sessões plenárias, painéis, oficinas, rodas de conversa e Idea Labs, com foco na troca de experiências e apresentação de soluções inovadoras adotadas por diversos países. 

Por Dalila Brito

twitterFacebookmail
[print-me]