Pesquisador da Fiocruz Bahia é promovido à Grã-Cruz pela Ordem Nacional do Mérito Científico

Getting your Trinity Audio player ready...

O pesquisador Edgar Marcelino de Carvalho Filho, da Fiocruz Bahia, foi promovido à Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz, na área de Ciências Biológicas. A lista de novos cientistas que vão receber a honraria foi publicada, no dia 03/11, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçõesA Ordem Nacional do Mérito Científico é concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no país. Manoel Barral-Netto, pesquisador da Fiocruz Bahia, também recebeu a condecoração em 2018.

O pesquisador

Edgar Marcelino de Carvalho Filho nasceu em Salvador (Bahia) e é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/ 1973). Fez especialização em Reumatologia e Imunologia pela University of Virginia (1979), mestrado (1977) e doutorado (1986) em Medicina e Saúde pela UFBA e pós-doutorado em Imunologia no Weill Cornell Medical College (1990-1991).

Tem formação em Clínica Médica com ênfase em Imunologia Clínica, Doenças Tropicais e Reumatologia, e tem como principais áreas de atuação em pesquisa a Imunopatogênese das leishmanioses, imunopatologia e manifestações clínicas associadas à infecção pelo HTLV-1, Imunopatogênese da esquistossomose, influência das helmintíases na resposta imune das doenças inflamatórias crônicas e doenças auto-imunes e imunoterapia nas doenças infecciosas. Foi bolsista do Howard Hugges e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.

É Pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Professor Titular Aposentado de Clínica Médica da UFBA, Professor Titular Aposentado de Imunologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Pesquisador Associado do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA). É também Professor Adjunto do Weill Cornell Medical College e Professor Adjunto da University of Iowa. Também atua como editor do Plos Neglected Tropical Diseases, e do corpo editorial do Case Reports in Medicine e da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

É Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Tropical, além de membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da Bahia. Recentemente, foi considerado, pelo site Expertscape, como o maior especialista em leishmaniose cutânea do mundo. 

twitterFacebookmail