Pesquisador da Fiocruz Bahia é eleito Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia

Getting your Trinity Audio player ready...

O pesquisador da Fiocruz Bahia, Luis Conrado dos Santos, foi eleito Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia, para a cadeira 43, que tem como patrono o Professor Manuel Augusto Pirajá da Silva e, como último ocupante, o professor Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva. Também foram eleitos, para as cadeiras 11 e 21, Angela Marisa de Aquino Miranda Scippa e Cresio de Aragão Dantas Alves, respectivamente.

Santos disse se sentir honrado pelo reconhecimento da Academia de Medicina da Bahia ao elegê-lo como um de seus membros titulares. “É uma grande responsabilidade ocupar a cadeira 43, antes ocupada por médicos que fizeram contribuições tão marcantes para a saúde. Essa é uma conquista pela qual devo muito a Fiocruz Bahia que me possibilitou atuar na atenção, pesquisa e ensino médico e às nefrologistas e aos nefrologistas que atuam na rede pública da Bahia, que sempre constituíram uma fonte de incentivo e inspiração para o cuidado do paciente”, declarou.

Para a seleção dos candidatos foi analisado o currículo da trajetória profissional, além de trabalhos inéditos e memorial sobre estudos pessoais de natureza médica. A cerimônia de posse ainda não tem data para ocorrer, podendo ser realizada em caráter coletivo ou individual, em modelo remoto.

O pesquisador

Washington Santos é graduado em Medicina, fez residência médica em Anatomia Patológica e Mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e é doutor em Patologia pelo Kings College, University of London. Fez pós-doutorado na Fiocruz Bahia, onde atualmente é pesquisador e ocupa a chefia do Laboratório de Patologia Estrutural e Molecular (LAPEM). É também professor adjunto de Patologia, da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA). Na Fiocruz Bahia, coordena o programa de apoio ao desenvolvimento diagnóstico em Patologia Hepática e Renal, no qual é também responsável pelo diagnóstico, formação de especialistas e por um programa de educação continuada em Nefropatologia.

Atua na pesquisa em remodelamento tecidual em inflamações crônicas, com foco em marcadores histológicos em nefropatias e remodelamento linfoide esplênico na leishmaniose. Mantém, no momento, três linhas de pesquisas relacionadas três projetos de pesquisa: PathoSpotter-K, que lida com a tradução de lesões histológicas glomerulares em linguagem computacional, LXPLEEN, que estuda remodelação de compartimentos esplênicos na leishmaniose visceral e sua relação com a gravidade da doença e RIMFAL que estuda potenciais determinantes genéticos na progressão de doenças renais em afro-brasileiros. Foi editor do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial no período de 2005 a 2007. Ocupou a posição de Vice-Diretor de Ensino e Informação da Fiocruz Bahia, entre 2009 e 2013.

twitterFacebookmail