Getting your Trinity Audio player ready...
|
O pesquisador emérito da Fiocruz Bahia, Bernardo Galvão, foi eleito como membro Correspondente Nacional, junto com outros profissionais e acadêmicos, pela Academia Nacional de Medicina (ANM). Integrantes da entidade se reuniram em Plenária para eleger novos membros e correspondentes, no dia 18 de maio. A escolha foi feita com base na significativa contribuição do cientista para a medicina. A diplomação dos novos membros ocorrerá no dia 8 de dezembro, na sede da ANM, no Rio de Janeiro.
Bernardo Galvão é um médico especialista nas áreas de Patologia e Imunologia. Entre suas maiores contribuições, Galvão tornou-se conhecido por ter sido o primeiro cientista a isolar o vírus HIV na América Latina, o que posteriormente foi utilizado em políticas públicas de prevenção de contágio do vírus pela transfusão de sangue. Atualmente, o pesquisador é um forte aliado no combate ao contágio do retrovírus HTLV-1, que possui altos índices de dispersão na Bahia.
Sobre a Academia
A ANM é uma instituição com mais de um século de história. Foi fundada ainda sob o império de Dom Pedro I, em 1829. Com o objetivo de contribuir para o estudo e desenvolvimento das práticas médicas do país, os membros da ANM se reúnem periodicamente para debates e trocas de conhecimento. A Academia promove ainda premiações, congressos e cursos abertos.