Palestra “Ética em tempos de pandemia” encerra Ciclo de Seminários Integrados sobre Covid-19

Getting your Trinity Audio player ready...

A palestra “Ética em tempos de pandemia”, que será realizada no dia 1º de setembro, às 16h, transmitida no canal do YouTube da Fiocruz Bahia, será ministrada por Samuel Goldenberg, pesquisador titular da Fiocruz Paraná, convidado para o encerramento do Ciclo de Seminários Integrados sobre SARS-COV-2 (Covid-19). O encontro será mediado pelas pesquisadoras da Fiocruz Bahia, Patrícia Veras e Cláudia Brodskyn.

Samuel Goldenberg possui graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), pela Universidade de Brasília e doutorado (Doctorat DEtat ès Sciences) pela Université de Paris VII. Tem experiência e formação na área de Biologia Molecular, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico.

É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública. É membro do Comitê Científico Internacional do Instituto Pasteur de Montevideu. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, foi agraciado em 2006 com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador, em em 2018 na classe Grã-Cruz, em 2010 foi agraciado na Classe Comendador com a Ordem do Mérito Médico e em 2011 recebeu a Medalha Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz). Ganhador do Prêmio Almirante Alvaro Alberto 2017, outorgado pelo CNPq em parceria com a Marinha do Brasil e a Fundação Conrado Wessel.

O evento

O ciclo de seminários é promovido pela Vice-diretoria de Ensino da Fiocruz Bahia e conta com a comissão organizadora formada pelas pesquisadoras da instituição, Patrícia Veras, Cláudia Brodskyn Valéria Borges, Deborah Fraga, Natalia Tavares e Juliana Perrone Fullam. Os eventos fazem parte das atividades dos alunos dos programas de pós-graduação em Patologia (PgPAT – UFBA em Ampla Associação com a Fiocruz Bahia) e em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI – Fiocruz Bahia). 

Para todos os professores envolvidos na organização do evento, os discentes tiveram um desempenho excelente e abraçaram o projeto. “Gostaríamos de agradecer ao apoio institucional da nossa diretora da Fiocruz Bahia, Dra. Marilda Gonçalves, a toda equipe da Assessoria de Comunicação, pela divulgação e a possibilidade de transmitir e gravar as conferências dos convidados no Youtube, à Geiqsa Barbosa, pela ajuda imprescindível no manejo da Plataforma Zoom, às nossas secretárias da pós-graduação, Carol Sodré, Simone Farias e Ana Costa pelo apoio diário, à Clara Mutti, coordenadora de Ensino pela ajuda em todos os momentos”, declarou a pesquisadora Patricia Veras, Vice-Diretora de Ensino e Informação da Fiocruz Bahia, em nome da Comissão organizadora dos Seminários Integrados.

A ideia da realização do Ciclo de Seminários Integrados sobre SARS-COV-2 (Covid-19) surgiu após uma reunião remota com os estudantes de pós-graduação que sentiam a necessidade de realizar atividades capazes de motivá-los, diante do cenário da pandemia de Covid-19. Participam cerca de 90 alunos dos dois programas de pós-graduação, que foram divididos em grupos. Antes de cada palestra acontece uma atividade restrita aos alunos, em que dois desses grupos apresentam artigos científicos relacionados com o tema do dia, que são discutidos com o palestrante.

A abertura do evento foi realizada no dia 18 de junho, com a palestra ministrada pela pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e estudante egressa da Fiocruz Bahia, Jaqueline Góes de Jesus, com o tema de vigilância genômica do SARS-CoV-2 no Brasil. No total serão 12 palestras.

As apresentações abordaram os mais diferentes temas, com convidados especialistas e estão disponíveis no canal do YouTube da Fiocruz Bahia: filogenia do vírus (Tiago Gräf, Fiocruz Bahia), aspectos epidemiológicos da infecção (Guilherme Werneck, UFRJ), interação entre o vírus e a célula hospedeira (Samuel Pita, UFBA), aspectos imunológicos (Marcelo Bozza, UFRJ e Ana Caetano, UFMG),  aspectos patológicos da infecção (Luiz Freitas, UFBA e Fiocruz Bahia), aspectos hematológicos (Erich Paula, UNICAMP) diagnóstico (Marco Krieger, Fiocruz), tratamento (Ceuci Nunes, Instituto Couto Maia) e vacinas (Gustavo Cabral, USP).

“Os convidados foram excelentes, dedicaram-se muito a esta atividade, e todas as palestras e discussões foram extremamente elogiadas”, comemora Claudia Brodskyn, idealizadora dos Seminários Integrados. “Atribuímos o sucesso da nossa empreitada ao envolvimento de toda a equipe responsável pela organização, à Assessoria de Comunicação, pela divulgação e apoio incondicional durante as nossas transmissões via YouTube, a toda secretaria acadêmica pelo suporte diário, mas principalmente ao envolvimento dos nossos estudantes e convidados”, completa.

twitterFacebookmail