Palestra abordará dinâmica de transmissão de SARS-CoV-2 e perspectivas de controle

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia dá continuidade ao Ciclo de Seminários Integrados sobre Sars-Cov-2 (Covid-19) com a apresentação do pesquisador do IESC – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (UFRJ), Guilherme Werneck, que abordará o tema “Dinâmica de transmissão de SARS-CoV-2 e perspectivas de controle”. 

A sessão, que será transmitida ao vivo pelo canal da Fiocruz Bahia no YouTube, no dia 30 de junho, às 16 horas, será mediada pelos pesquisadores da Fiocruz Bahia, Deborah Fraga, Conceição Almeida e Edson Moreira. 

Os seminários são promovidos pela Vice-diretoria de Ensino da Fiocruz Bahia e fazem parte das atividade dos alunos dos programas de pós-graduação em Patologia Humana e Experimental (PgPAT – UFBA/ Fiocruz Bahia) e em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI – Fiocruz Bahia). As apresentações abordam temas como filogenética do vírus, epidemiologia, imunologia, interação vírus-células, vacinas, diagnóstico, tratamento, biologia de sistemas e ética e ocorrem semanalmente, às terças-feiras.

Sobre o palestrante

Guilherme Werneck possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia pela Harvard School of Public Health (2000). Completou estágio de pós-doutorado no Department of Global Health and Population / Harvard School of Public Health em 2013, onde atuou como pesquisador visitante de 2012 a 2014. 

Atualmente, é pesquisador visitante no David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University). É professor associado do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor adjunto do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo em ambos exercido a função de coordenador dos respectivos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Entre 2007 e 2010 exerceu suas atividades de ensino e pesquisa como pesquisador visitante no Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Fiocruz. 

É membro do “WHO Expert Advisory Panel on Parasitic Diseases (Leishmaniasis)” e compôs a comissão da Avaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu pertencentes à Área de Saúde Coletiva (CAPES) nos triênios 2007-2009 e 2010-2012 e Quadriênio 2013-2016. Exerceu o cargo de Coordenador da área de Saúde Coletiva na CAPES (2014-2018) e é o atual vice-presidente da ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia.

twitterFacebookmail