Palestra aborda o desenvolvimento de vacinas utilizando VLPs para Covid-19

Getting your Trinity Audio player ready...

A palestra “Desenvolvimento de Vacinas utilizando VLPs e sua adaptação ao projeto COVID-19”, que será realizada no dia 25 de agosto, às 16h, transmitida no canal do YouTube da Fiocruz Bahia, será ministrada por Gustavo Cabral Miranda, pesquisador da FAPESP, convidado da próxima edição do Ciclo de Seminários integrados sobre SARS-COV-2 (Covid-19). O encontro será mediado pelos pesquisadores da Fiocruz Bahia, Cláudia Brodskyn e Leonardo Farias.

O evento, promovido pela Vice-diretoria de Ensino da Fiocruz Bahia, faz parte das atividades dos alunos dos programas de pós-graduação em Patologia Humana e Experimental (PgPAT – UFBA/ Fiocruz Bahia) e em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI – Fiocruz Bahia). As apresentações abordam temas como filogenética do vírus, epidemiologia, imunologia, interação vírus-células, vacinas, diagnóstico, tratamento, biologia de sistemas e ética.

Sobre o palestrante

Gustavo Cabral possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); mestrado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Imunologia, pelo Dpto. de Imunologia, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-IV), da Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na unidade de investigação Biomark, Sensor Research, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Porto, Portugal.

Tem pós-doutorados no Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, Inglaterra, e no Hospital Universitário (Inselspital), da Universidade de Berna, Suíça, com o desenvolvimento de vacinas utilizando VLPs (Virus-like particles) e diagnósticos avançados, utilizando a tecnologia de Biossensores. Atualmente, exerce a função de Pesquisador Principal, com projetos aprovados pelo “Programa Jovens Pesquisadores (JP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para o desenvolvimento de vacinas contra SARS-Cov-2, Chikungunya e vírus Zika, utilizando Virus Like-Particles.

twitterFacebookmail