Lesões orais são frequentes em pacientes com Chikungunya, aponta estudo

Getting your Trinity Audio player ready...

Um estudo relatou a presença de lesões na boca de pacientes com Chikungunya, como uma das manifestações clínicas frequentes da infecção por esse arbovírus. Os resultados da pesquisa liderada pela pesquisadora da Fiocruz Bahia, Viviane Boaventura, foram descritos em artigo publicado no Journal of Travel Medicine.

No trabalho, foram analisados 105 pacientes com chikungunya aguda, até 10 dias após o início da doença. As lesões orais foram detectadas em 21 destes pacientes, surgindo de dois a seis dias após o início dos sintomas. Os tipos identificados de lesões foram úlcera, sangramento e inchaço na gengiva e os pacientes se queixavam de  dor e/ou dificuldade de engolir alimentos.

As lesões afetaram principalmente os seguintes locais: lábios (52,4%), gengiva (43%), língua (43%) e parte interna da bochecha (28,6%). A presença de lesão oral foi fortemente associada a manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos, sugerindo um perfil polissintomático. No entanto, não foi relacionada à dor articular persistente, comum após a infecção por Chikungunya.

Os pesquisadores observaram que as lesões orais dolorosas afetam a alimentação e consumo de líquido dos pacientes, aumentando a morbidade da doença. O estudo aponta para a necessidade de exame intrabucal de rotina na fase aguda, e prescrição de medicamentos de alívio da dor causada pelas lesões, o que pode ajudar a mitigar os sintomas da chikungunya.

twitterFacebookmail