Getting your Trinity Audio player ready...
|

Na próxima segunda-feira, 19 de maio, a partir das 14h, será realizado o lançamento do Programa Mais Ciência na Escola na Bahia (MCE-BA), através do projeto Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), uma iniciativa da Fiocruz Bahia em parceria com instituições de ciência, tecnologia e inovação, secretarias municipais e estadual de educação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de autoridades e lideranças acadêmicas.
A cerimônia de lançamento será realizada no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizado na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador, e integra a celebração dos 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que instalará no local uma exposição comemorativa intitulada Caravana da Ciência.
Durante o evento, também será apresentado o Programa PopCiência Bahia – Trilha da Inovação, com destaque para a Lei que institui o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação – PopCiência Bahia, além do lançamento do Edital Clubes de Ciências – FAPESB/SECTI/SEC. Estarão presentes a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz, representando o presidente da instituição, Mário Moreira, e Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia.
O Programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa do MCTI, do Ministério da Educação (MEC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como um de seus principais objetivos disseminar a cultura maker, por meio da implantação de laboratórios maker. A proposta inclui ainda promover o letramento digital e a formação científica de estudantes em escolas públicas. A Rede-ICTITE, por sua vez, vai reunir mais de 50 pesquisadores, 90 professores e 900 estudantes do ensino fundamental e médio, na condição de bolsistas, em 51 municípios da Bahia. O projeto baiano é coordenado por Antonio Brotas, pesquisador e gestor da Comunicação e Divulgação Científica da Fiocruz Bahia.
O primeiro Laboratório Maker do projeto no estado será instalado na próxima terça-feira, 20 de maio, às 8h, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, localizado no bairro do Cabula, em Salvador. O espaço contará com recursos tecnológicos e ferramentas de prototipagem que irão possibilitar aos estudantes o desenvolvimento e acompanhamento de projetos educativos.
Por: Caio Costa