Revisão sobre interações de células dendríticas com a Leishmania é publicada no Journal of Immunology Research

Getting your Trinity Audio player ready...

15 Dendritic cells and LeishmaniaVisando ampliar os conhecimentos sobre a leishmaniose, pesquisadores da Fiocruz Bahia realizaram uma revisão sobre a interação entre as células dendríticas e diferentes espécies de Leishmania. Os resultados do estudo realizado pelo Laboratório Integrado de Microbiologia e Imunoregulação (LIMI), foi publicado no Journal of Immunology Research, com o título Dendritic Cells and Leishmania Infection: Adding Layers of Complexity to a Complex Disease.

A leishmaniose é um grave problema de saúde em diversas localidades do mundo, suas manifestações clínicas diferem de acordo com o hospedeiro e o patógeno. Contudo, essa doença não é grande alvo de pesquisa da comunidade científica internacional.

Sabia-se que as células dendríticas apresentavam um comportamento distinto na resposta imune dos hospedeiros, podendo ser resistentes ou suscetíveis à infecção por diferentes espécies de Leishmania. Ao estudar as características dessas interações, os pesquisadores contribuíram significativamente com futuros trabalhos científicos principalmente no que se refere ao desenvolvimento da vacina, medida profilática de maior impacto contra a doença.

O trabalho coordenado pelas pesquisadoras da Fiocruz Bahia, Cláudia Brodskyn e Natalia Tavares, contou com a parceria de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Investigação em Imunologia.

Clique aqui para acessar o artigo, publicado em dezembro de 2015.

twitterFacebookmail