Investigação do surto de zika é premiada na 15ª EXPOEPI

Getting your Trinity Audio player ready...
Foto: Andrea Losacco
Cristiane Cardoso em apresentação na mostra do evento. Foto: Andrea Losacco.

A investigação conduzida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Salvador em conjunto com pesquisadores da Fiocruz Bahia sobre o surto de zika foi premiada como a experiência mais bem-sucedida na área de epidemiologia, prevenção e controle de doenças, durante a 15ª edição da Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (15º EXPOEPI), que ocorreu em Brasília, nos dias 28 a 30 de junho. O prêmio de primeiro lugar foi conquistado na categoria “Vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, durante a mostra competitiva do evento.

A sanitarista Cristiane Wanderley Cardoso, gerente do CIEVS e colaboradora do Laboratório de Patologia Biologia Molecular (LPBM) da Fiocruz Bahia, apresentou o trabalho que contou com a participação da sanitarista Ana Paula B. Pitanga Prates da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) e com a contribuição de pesquisadores da Fiocruz Bahia como Guilherme Sousa Ribeiro e Mitermayer Galvão dos Reis.

Foto: Cristiane Cardoso
Um importante prêmio em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. Foto: Cristiane Cardoso.

A apresentação abordou de forma descritiva o surto do vírus Zika e suas consequências em Salvador, destacando a relação do surto de doença exantemática atribuído ao Zika e o aumento do número de casos de Síndrome de Guillan-Barré e de casos microcefalia, atualmente reconhecida como Síndrome congênita do vírus.

“O trabalho integrado da SMS com instituições de ensino e pesquisa é fundamental para o aprimoramento do conhecimento e para o benefício da população e do serviço, especialmente em momentos que precisamos dar respostas rápidas para eventos de emergência em saúde pública”, destacou Cristiane Cardoso que, no evento, também recebeu menção honrosa por sua tese de doutorado realizado pela Fiocruz Bahia, orientada pela pesquisadora Joice Neves Reis Pedreira, sobre a efetividade da vacina meningocócica C conjugada.

Criado em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a EXPOEPI é um evento que promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes do SUS. Clique aqui para acessar a lista de premiados no evento.

Publicações

Confira também alguns artigos que foram publicados como resultado das investigações conduzidas pela SMS, Fiocruz e outros parceiros sobre os surtos de Zika e de Chikungunya em Salvador, nos links abaixo:

twitterFacebookmail