Identificação de compostos antiparasitários contra malária é alvo de investigações em dissertação

Getting your Trinity Audio player ready...

AUTORA: Camila Carvalho Couto
ORIENTADOR: Diogo Rodrigo de Magalhães Moreira
TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: “Desenvolvimento Farmacêutico de Inéditos Complexos Mefloquina-platina Para o Tratamento da Malária”..
PROGRAMA: Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (Fiocruz)
DATA DE DEFESA: 04/02/2019

RESUMO

INTRODUÇÃO: A malária é uma das infecções causadas por protozoários que mais leva a óbito no mundo. Os medicamentos disponíveis para o tratamento desta doença não são eficazes frente a todos os estágios do parasito. Há medicamentos capazes de combater o parasita eritrocitário, porém há cepas resistentes ao tratamento clássico Quinolina/Artesunato. Além disso, os medicamentos em uso clínico não eliminam formas sexuadas (gametócitos) nem os esquizontes presentes na fase hepática da malária, contribuindo para a persistência do parasito. Em virtude disso, é necessário identificar novos fármacos antimaláricos. Dentre as classes de moléculas com potencial terapêutico antimalárico, os complexos com metais de transição se destacam como possíveis candidatos.

OBJETIVO: Neste projeto almejou-se a identificação de potenciais compostos antiparasitários para o tratamento da malária, com base em moléculas do tipo complexos metálicos com mefloquina.

MATERIAL E MÉTODOS: Para isso, foi realizada uma triagem da atividade antiparasitária in vitro onde o composto WV-41 foi identificado como o mais potente e posteriormente selecionado para ensaios frente a modelo animal de infecção.

RESULTADOS: O composto WV-41 administrado na dose de 25mg/kg por via intraperitoneal, durante quatro dias, demonstrou atividade supressora, além de ter mostrado potencial curativo nos experimentos in vivo. O mecanismo de ação não foi completamente elucidado, porém pode-se observar alterações estruturais citoplasmáticas significativas com o tratamento do composto.

CONCLUSÃO: Este trabalho possui dados muito relevantes na percepção de compostos inorgânicos, principalmente complexos metálicos.
Palavras-chave: malária, Plasmodium falciparum, mefloquina, platina, complexos metálicos.

Palavras-chave: malária, Plasmodium falciparum, mefloquina, platina, complexos metálicos.

twitterFacebookmail