Fiocruz participa do Cosems Norte e Nordeste 2023

Getting your Trinity Audio player ready...

O Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia) esteve presente no 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e do 10º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador. O evento reuniu representantes de mais de 2 mil municípios das duas regiões do Brasil, onde palestras e mesas de discussões trouxeram o tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS” para o debate. 

A Fiocruz contou com um stand na feira de exposição do congresso, com totens interativos mostrando as ações a nível nacional e das regionais, além do espaço da Editora Fiocruz, com alguns livros sobre saúde à venda para os congressistas. Além da exposição, a instituição participou de diversos debates nos três dias de eventos. 

A abertura dos congressos aconteceu na noite de segunda, 4/9, com a presença de autoridades e de mais de 4 mil inscritos, na Plenária do centro de convenções. Estiveram na abertura o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; a ministra da saúde, Nísia Trindade; a secretária de saúde do estado, Roberta Santana; a secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, e a presidente do Cosems Bahia, Stela Souza. 

Nísia enfatizou a importância da reconstrução do SUS em sua gestão, após os riscos que sofreu nos últimos anos, com acréscimo da pandemia, celebrando a oportunidade de estarem todos ali, reunidos, representando seus municípios. “Um Brasil tão diverso, tão desigual, mas tão forte quando estamos unidos para a construção coletiva da saúde, afirmou”. 

O principal tema das falas na abertura foi a valorização do Sistema Único de Saúde, lembrando a importância de um encontro importante como o Cosems Norte e Nordeste, onde diversos profissionais da área da saúde municipal se reuniram para trocar experiências e estabelecer parcerias, como destacou o governador do estado. “Temos a expectativa de que o 9º Congresso Norte e Nordeste seja o momento de congruência de ideias, de debates, mas, acima de tudo, nos oriente para os próximos anos”, disse Jerônimo, reforçando a saúde nacional como interesse maior entre todos ali presentes. 

A presidente do Cosems Bahia solicitou um minuto de silêncio pelos profissionais de saúde perdidos durante a pandemia. 

Mesas e palestras

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, esteve presente em mesas de discussões durante o congresso. No dia 5, coordenou a mesa “Pesquisa científica em saúde pública no norte nordeste”, na Sala Rio Grande do Norte, que contou com a presença da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Viviane Boaventura, que discutiu seus trabalhos sobre Covid longa e Chikungunya, apresentando dados de um estudo realizado em três cidades baianas.

Já na quarta, dia 6, a diretora esteve presente na mesa-debate “Fiocruz e Saúde Pública Nacional”, juntamente com a Chefe de Gabinete de Bio-Manguinhos, Tatiana Sanjuan, apresentando a Fiocruz Bahia e as atividades de pesquisa, inovação e educação que a instituição realiza no estado da Bahia. 

Para encerrar o congresso, Marilda Gonçalves participou da mesa “Convergências especificidades do norte e nordeste na regionalização do SUS”, que reuniu alguns coordenadores das mesas satélites para recapitular as discussões que ocorreram ao longo do evento. A mesa contou com a presença de Stela dos Santos Souza, presidente COSEMS/BA e diretora CONASEMS; Charles Cezar Tocantins de Souza, presidente do COSEMS/PA; José Cristiano Soster, diretor da Sesab. A discussão estabelecida no encontro gerou o documento final do congresso, levado para a plenária de encerramento.  

Sobre o congresso

O Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, considerado um dos maiores eventos regionais da Saúde Pública realizados no Brasil, é realizado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS Bahia) e contará com a tradicional “Feira aqui tem SUS” com estandes dos COSEMS, CONASEMS e Ministério da Saúde, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. 

twitterFacebookmail