O quadro do Ensino do IGM conta com quatro tipos de vínculo:
• Iniciação Científica
• Mestrado
• Doutorado
• Cooperação Internacional
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA é direcionada aos estudantes de graduação nas diversas instituições de ensino que tem a intenção de iniciar na área de pesquisa sob a orientação de um dos pesquisadores do IGM. Nossos alunos são vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIIC) como estudantes Iniciação Científica (PIBIC) ou Iniciação Tecnológica (PIBITI). O ingresso no programa se dá pelo processo seletivo da FAPESB e do CNPq, conforme chamadas públicas divulgadas no site do IGM. Além das cotas institucionais, há também os bolsistas vinculados aos projetos específicos dos pesquisadores do Instituto.
Os vínculos de MESTRADO E DOUTORADO são destinados aos graduados e mestres, respectivamente, que tem interesse em aprofundar o conhecimento acadêmico e na formação de docente e pesquisador. O IGM dispõe de dois programas de Pós-graduação: Pós graduação em Patologia (PgPAT), curso em parceria com a UFBA, e o Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI). Para seu ingresso, é necessário aprovação em processo seletivo conforme chamadas públicas divulgadas nas páginas dos respectivos programas e do Instituto.
Visando o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, e o intercâmbio de conhecimento entre instituições de diversos países o IGM desenvolve projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras, promovendo a participação de estudantes dessas Instituições nos projetos. Nesse caso, o estudante será vinculado como COOPERAÇÃO INTERNACIONAL de acordo com as regras estabelecidas na Instrução Normativa nr. 02/2014.
Confira novas oportunidades:
Laboratório abre seleção para estudante de iniciação científica
O Laboratório de Patologia Estrutural e Molecular (LAPEM), Fiocruz Bahia abriu as inscrições para seleção de estudantes interessados em iniciação científica. Atuação será no projeto que tem por tema: Análise de polimorfismos genéticos em doenças renais crônicas.
REQUISITOS PARA A VAGA:
– Estar matriculado em curso de graduação na área de ciências biológicas (Biomedicina, farmácia, medicina veterinária ou áreas afins);
– Cursando a partir do 3° semestre e ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0;
– Não pode ter tido mais do que 1 reprovação em 12 meses;
– Disponibilidade de 20h semanais para dedicação ao projeto;
DESEJÁVEL:
-Conhecimentos básicos em inglês;
– Conhecimentos básicos em genética, patologia e imunologia.
O currículo lattes, histórico escolar, comprovante de coeficiente de rendimento (média global) e carta de apresentação deverão ser enviados para o e-mail
lapemselecao@gmail.com até dia
13 de outubro de 2025. Os estudantes selecionados, a partir da análise do currículo, serão convidados para uma entrevista.