Fiocruz Bahia vai inaugurar biobanco

Getting your Trinity Audio player ready...

O biobanco do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia), Bio-IGM, será inaugurado no dia 16 de dezembro, às 14 horas. A atividade acontece no Auditório Sônia Andrade e contará com visitação ao espaço físico do biobanco.

O Bio-IGM tem como objetivo realizar armazenamento de material biológico humano para o desenvolvimento de pesquisas biomédicas e melhor entendimento na patogênese, patogenia, evolução, tratamento e diagnóstico de doenças infecto-contagiosas, crônico-degenerativas e neoplasias de interesse estratégico para a instituição. 

A estrutura tem aproximadamente 55 m², composta por uma sala equipada com freezers com temperaturas de -30°C e -80°C e outra com container de nitrogênio líquido para 40 mil amostras, além de área administrativa, recepção e processamento de amostras. Além disso, o biobanco conta com um sistema automatizado de organização e monitoramento de dados associados às amostras armazenadas, com os softwares REDCap e NorayBanks. O protocolo de funcionamento da estrutura foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Fruto de um projeto institucional de mais de dez anos, o financiamento para o Bio-IGM vem da captação de recursos pelo Núcleo de Excelência em Gestão de Projetos da Fiocruz Bahia, através de emendas parlamentares e do apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), e do apoio financeiro e organizacional da Rede Fiocruz de Biobancos (RFBB), ligada à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz.

twitterFacebookmail
[print-me]