|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fiocruz Bahia recebeu, no dia 24/07, a visita da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz. Participaram do encontro a vice-presidente, Alda Maria da Cruz; a assessora Ana Beatriz Ayres e o assessor especial da Presidência, Wilson Savino.
Durante a programação, a equipe se reuniu com o diretor da Fiocruz Bahia, Valdeyer dos Reis; o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviço de Referência, Washington Luis Conrado dos Santos; a vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Flavia Maciel e a vice-diretora de Ensino e Informação, Clarissa Gurgel.
A vice-presidente também esteve com pesquisadores, servidores e membros da comunidade da Fiocruz Bahia. O encontro teve como tema o desenvolvimento de estudos científicos na instituição e contou com a apresentação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia vinculados à Fiocruz Bahia aprovados na chamada do CNPq. Durante a tarde, a equipe ainda visitou as Plataformas Tecnológicas discutindo os desafios da área com os colaboradores do setor.
Para o diretor da Fiocruz Bahia, Valdeyer dos Reis, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar os planos da Vice-Presidência para os próximos anos e ter uma escuta ativa com a comunidade, discutindo os desafios da Fiocruz Bahia, especialmente no âmbito da pesquisa. “Foi um aprendizado muito grande para todos que participaram. A Fiocruz só tem a ganhar com a otimização de recursos e com o aumento da produtividade científica e desenvolvimento tecnológico da unidade”, ponderou.
A Vice-Presidente, Alda Maria da Cruz, descreveu a visita como um encontro muito especial, ressaltando a oportunidade de anunciar a realização do Fórum Oswaldo Cruz – um espaço de amplo debate sobre as pesquisas desenvolvidas em toda a Fiocruz que tem como principal objetivo discutir o plano de desenvolvimento de pesquisas na instituição. “A Fiocruz é extremamente diversa, com uma grande distribuição no país, muitas cooperações internacionais, uma potência da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Estamos no momento de nos fortalecer, nos conhecer melhor e tornar a nossa rede mais integrada para que a gente possa cumprir a nossa missão de atender o país e, principalmente, o Sistema Único de Saúde”, afirmou.
Segundo o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviço de Referência, Washington dos Santos, receber a vista de Alda Cruz foi uma importante oportunidade para discutir os desafios e estratégias para o campo da produção científica. O vice-diretor destacou a participação dos pesquisadores da Fiocruz Bahia nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s) aprovados na chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Ter esses INCTs é muito importante para o desenvolvimento tecnológico, não só regional, mas de todo o país. Eles reúnem pesquisadores renomados, de grande competência em áreas estratégicas. O nosso instituto está de parabéns e tem um trabalho muito importante pela frente”, disse.










Por Dalila Brito | Fotos: Dalila Brito

