Fiocruz Bahia recebe a visita de Vice-Presidente de Produção e Inovação da Fiocruz

Getting your Trinity Audio player ready...

A Fiocruz Bahia recebeu, no dia 19 de dezembro, o Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger. Juntamente com a Diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, e as Vice-Diretoras de Ensino, Patricia Veras, e de Pesquisa, Camila Indiani de Oliveira, Krieger participou de uma reunião com o Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Márcio Costa, para discutir o Inova Regional, quarto eixo do projeto Inova Fiocruz.

O Inova Fiocruz foi criado em 2018 com objetivo incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fiocruz e conta com financiamento do Fundo de Inovação da Fiocruz e do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE). No edital de 2018, foram aprovados 19 projetos da Fiocruz Bahia.

No Inova Regional, a ideia é que a Fiocruz, Ministério da Saúde e a unidade regional da Fiocruz coloquem 50% de recursos e a FAP regional coloque 50%. Um edital será lançado para que seja possível não só financiando dentro da Fiocruz como também fora da instituição, como startups.

“As articulações de fomento à pesquisa mudaram com esse projeto. O grande avanço que nós estamos tendo é a articulação entre os setores distintos em uma cadeia de inovação complexa, onde cada um tem seu papel”, explicou o vice-presidente.

Aproveitando a visita, Marco realizou uma sessão científica na Fiocruz Bahia. Na palestra, o vice-presidente explicou como o Inova funciona e as ações realizadas para que se crie um ambiente em que pesquisadores da instituição possam empreender de maneira mais segura “e que possam levar o nome da Fiocruz junto com esses projetos”, acrescentou Krieger, durante a sessão.

O Vice-Presidente também visitou o SENAI-CIMATEC, juntamente com Marilda Gonçalves e Camila Indiani, tendo sido recepcionados pelo Diretor de Tecnologia e Inovação, Leone Andrade; pelo Pesquisador Chefe do Instituto de Tecnologias em Saúde (ITS-CIMATEC), Roberto Badaró; pela pesquisadora Cleide Guedes e pela pesquisadora Milena Botelho Pereira Soares, da Fiocruz Bahia e do ITS-CIMATEC.

 

 

 

 

twitterFacebookmail