Fiocruz Bahia realiza Feira de Ciência, Educação, Saúde e Cultura na cidade de Cachoeira

Getting your Trinity Audio player ready...

A Feira de Ciência, Educação, Saúde e Cultura para o Desenvolvimento da Cidadania foi realizada nesta sexta-feira, 23/05, no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A ação celebrou a culminância do projeto Pontes Científicas, uma iniciativa da Fiocruz Bahia em parceria com a Secretaria de Educação de Cachoeira e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). 

A atividade, que recebeu mais de mil estudantes da rede pública e privada da região, ofereceu diversos serviços de saúde, como vacinação, testagem de ISTs, aferição de pressão e glicose, orientação nutricional e oficina de primeiros socorros, assim como a exposição das pesquisas elaboradas na Fiocruz Bahia.

O evento contou com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira, da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Na ação, estiveram presentes a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga; o secretário municipal de Educação, Fábio Macedo; a secretária municipal de Saúde, Neta Lira; o secretário municipal de Relações Institucionais, Roberto Franco e o coordenador da iniciativa e gestor da Comunicação e Divulgação Científica da Fiocruz Bahia, Antonio Brotas. 

Durante a abertura, a prefeita Eliana Gonzaga agradeceu a presença dos participantes e reforçou a importância da parceria com a Fiocruz Bahia, integrando saúde, educação, ciência e cultura. “Queremos agradecer por essa parceria firme e duradoura. Estamos muito felizes com a presença de cada um dos alunos e das pessoas que estão fazendo esse evento acontecer. Essa feira é muito importante para motivar os nossos alunos e despertar o potencial que existe dentro de cada um”, afirmou. 

O coordenador da iniciativa e gestor da Comunicação e Divulgação Científica da Fiocruz Bahia, Antonio Brotas, destacou a importância de reunir esforços para ofertar à comunidade escolar e a toda população várias possibilidades de interagir com a ciência e com a saúde. “Estamos aqui com estudantes, servidores públicos municipais, professores, pesquisadores, todos em prol da realização desse evento que marca a nossa parceria e a história da nossa relação com a cidade de Cachoeira”, disse. 

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana da Fiocruz Bahia, Raissa Vieira, participou da atividade e destacou a importância da Divulgação Científica como forma de extrapolar os muros do laboratório. “A ciência transforma vidas, mas não faz sentido fazer ciência no laboratório se isso não chegar às pessoas. A Divulgação Científica é exatamente essa ponte entre o que a gente descobre e o que o mundo precisa saber. Eu me sinto muito realizada em estar aqui porque além de divulgar a ciência eu posso inspirar futuros cientistas”, declarou. 

Romero Nazaré, do Laboratório de Patologia e Biologia Molecular da Fiocruz Bahia, também esteve presente abordando algumas das doenças pesquisadas na instituição. “Estamos aqui apresentando alguns insetos que podem ser vetores para doenças de grande importância para a saúde pública, trazendo esse conhecimento em uma linguagem palatável para os estudantes e participantes da cidade. Aqui nós temos observado que muita gente tem se interessado pela temática, com comentários que podem ser importantes para projetos futuros e novas pesquisas na área ”, afirmou.

Lara Martins, estudante do Colégio Estadual de Cachoeira, participou da feira e destacou os novos aprendizados. “Aqui nós aprendemos muitos cuidados como primeiros socorros e a como cuidar melhor da nossa saúde. Depois daqui, em casa, eu vou fazer várias coisas que eu não fazia antes, como lavar bem os alimentos”, destacou a jovem que cursa o 1º ano do ensino médio. 

Já Nádia Carolina, fez questão de acompanhar o filho durante o evento e falou sobre as contribuições da Fiocruz para a educação e a popularização da ciência no município. “Sou mãe de um estudante que participou da Obsma no ano passado e queria destacar a importância da Fiocruz na cidade. Eu espero que os alunos abram a mente e vejam a grandiosidade e a importância da Fiocruz na nossa educação”, ponderou. 

twitterFacebookmail
[print-me]