Fiocruz Bahia participa de Feira de Saúde no município do Conde

Getting your Trinity Audio player ready...

Pesquisadores do Laboratório de Patologia Experimental (Lapex) promoveram, em parceria com outras organizações de pesquisa e ensino, a “Feira de Saúde do Burí”, que aconteceu nos dias 05 e 06 de fevereiro na área rural do município do Conde, que fica a mais de 185 Km de Salvador.

Com apoio da Secretaria de Saúde do Município de Conde, a feira ofereceu diversos serviços de saúde e orientação a cerca de 500 pessoas que estiveram presente no local, nos dois dias de evento. Os moradores dos vilarejos da região tiveram acesso à tipagem sanguínea, sumário de urina, testes para HIV, Sífilis e Hepatite, além de avaliações nutricionais, distribuição de preservativos, orientação sexual e panfletagens realizadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF.

De acordo com o pesquisador Ricardo Riccio, um dos coordenadores da atividade, a feira serviu para finalizar o trabalho de campo da pesquisa Avaliação de saúde de uma população rural do Estado da Bahia, realizada na região.  “A pesquisa identificou uma prevalência de 80% para esquistossomose, doença infecciosa parasitária conhecida também como “barriga d’água”, nas amostras que foram analisadas”, explicou Riccio, que coordena o projeto juntamente com a pesquisadora Isadora Siqueira, também do LAPEX.

O pesquisador ressaltou que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja tratada preventivamente toda a população, quando a prevalência atinge mais de 25% de esquistossomose. “Foi o que fizemos na feira. Administramos a dose única de prazinquantel, com supervisão médica”. Riccio destaca que os dados resultantes das coletas e dos exames realizados na feira não serão utilizados na pesquisa, uma vez que as coletas para este fim foram encerradas antes da feira. Como importância do projeto, Riccio conta que é fundamental dar um retorno a população: “Nenhuma pesquisa pode ser feita apenas com coleta de dados e informações, obrigatoriamente temos que dar um retorno a população, como foi a feira de saúde”.

O projeto também conta com a colaboração da atual diretora e pesquisadora do IGM, Marilda Gonçalves, que atua no Laboratório de Investigação em Genética e Hematologia Translacional (LIGHT) e dos pesquisadores Leonardo Paiva, do Laboratório de Inflamação e Biomarcadores (LIB), e Nelzair Vianna do Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística (LEMB). Para realização do evento, foi importante também o apoio da University of Califórnia, San Francisco (UCSF) e de professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Destaque também para a participação dos cursos de Biomedicina e Enfermagem, da Liga Acadêmica em Saúde do Adulto e do Idoso (LASA).

Confira as fotos:

 

Fotos: Prefeitura do Conde.

twitterFacebookmail